Segunda-feira 01 de Novembro de 9723

Um continente de estrelas na Amadora

ssilvestre_amadoraSão Silvestre’s aí estão

Goitom Kifle, que foi terceiro (a sete segundos do vencedor) na edição do ano passado regressa à Amadora para tentar subir ao mais alto degrau do pódio, agora para lutar com o queniano estreante Evans Kiplagat (que venceu o Prémio do Natal, em Lisboa, há duas semanas). Cutbert Nyasang (Zimbabué) e Simon Ayeko (Uganda) são os outros atletas candidatos ao pódio.

Assim como os portugueses Manuel Damião (3º em 2009 e 2º o ano passado), bem como o medalha de bronze do europeu de crosse de 2010, Rui Pinto (Benfica), que este ano obteve um excelente sexto lugar e é uma promessa para o futuro do meio fundo português.

O olímpico Alberto Chaíça (Conforlimpa), Pedro Ribeiro (Maia), Luís Pinto e Carlos Silva (Sporting) e Sérgio Dias (Maratona) são outros candidatos ao “top 10”. Confirmada está a ausência de José Moreira, do eritreu Amanuel Mesel e do queniano Nicholas Korir.

No feminino, regista-se a ausência da melhor atleta portuguesa (8º lugar) no recente europeu de corta-mato, Leonor Carneiro, o que vai originar que o leque de candidatas ao pódio passe a estar mais aberto, dando outras hipóteses a um trio nacional composto por Anália Rosa (3ª em 2005 e 2008), Mónica Rosa (que já foi 4ª em 2006 e 2009) e Marisa Barros (6ª em 2008), a que se juntam ainda Cláudia pereira (9ª em 2010) e Fernanda Miranda

Na luta pelos primeiros lugares, destaque-se a russa Eugenia Danilova (2ª o ano passado), a etíope Marta Tigabea, a queniana Recho Jerubet e a ugandesa Rebecca Cheptegei, que venceu a Volta à Cidade do Funchal, na passada quarta-feira.

Com este nível, prevê-se um grande despique entre os mais cotados num percurso que tem um perfil difícil, embora já conhecido de todos os portugueses. Dúvidas que serão desfeitas este sábado, a partir das 18 horas, quando saem as senhoras, enquanto os homens sairão dez minutos depois.

Entretanto, para esta sexta-feira lugar a mais uma edição da S. Silvestre dos Olivais, promovida pela Junta de Freguesia – onde se registará a partida e a chegada – com partida pelas 21 horas. No sábado, pelas 16 horas, lugar à S. Silvestre de Lisboa, com partida pelas 16 horas, nos Restauradores.

Ontem (quarta-feira), José Rocha (Maratona) e a ugandesa Rebecca Cheptegei foram os vencedoras de mais uma edição da Volta à Cidade do Funchal, numa prova que bateu o recorde de participantes ao atingir 1.506 atletas chegados.

 

© 9724 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.