Sexta-feira 29 de Abril de 2129

Portugal e Timor-Leste fizeram festa

Mafra-CPLP-FutJogos Desportivos da CPLP em Mafra

A surpresa Timor-Leste durou até à final do torneio de futebol dos Jogos Desportivos da CPLP que este domingo terminaram em Mafra, a sede eleita para esta VIII edição, que terminou, como não podia deixar de ser, em ambiente cordial e festivo “abraçando o futuro com esperança”.

Ao longo dos 90 minutos de jogo, os timorenses demonstraram, em jogo jogado, que não ficaram atrás de Portugal, preparando e gizando jogadas que podiam ter dado golo, o que não se verificou porque a defesa da selecção lusa não deixou, mostrando supremacia nas bolas altas.

Portugal mostrou-se mais cariz atacante, mais perigoso junto da grande e pequena área adversária, mas perdulário não só em termos de remate como também pelo “abuso” de passes sem que se largue a bola quando deve ser.

Foi neste jogo cá, jogo lá – e saliente-se a velocidade de ponta do trio de ataque timorense – que decorreu a primeira parte, ficando a supremacia global da equipa nacional marcada pelo golo obtido pelo avançado centro Mário, aos 34’, a culminar, dentro da área, com um remate colocado, na sequência de uma jogada de envolvimento de toda a formação portuguesa.

O segundo tempo foi diferente porque, logo no seu início (46’), Portugal chegou ao 2-0, com um golo marcado por Rafa, de cabeça, respondendo da melhor maneira a um centro do lado direito do ataque.

Poucos minutos depois esteve à vista o 3-0. Na marcação de um canto, a bola sobrevoa a área, “raspa” a barra (foto), mas rumou para o outro lado e o jogo prosseguiu.

Apesar da negatividade do resultado, os timorenses nunca se deram por vencidos e continuaram a tentar manter um ritmo elevado, se bem que a transposição da bola da defesa para a linha avançada continuava a não funcionar a contento.

Seguiu-se o período de substituições, fazendo rodar todos os jogadores, de um lado e do outro, pelo que o jogo perdeu as principais características, que não emotividade aqui e ali.

Por isso, o resultado manteve-se até final, com um triunfo justo de Portugal, porque foi o mais certo e produtivo. Um final de competição muito aplaudido por alguns milhares de pessoas que estiveram presentes no Estádio do Parque Desportivo de Mafra.

Depois deste último resultado e no quadro final de medalhas, Portugal manteve-se mais primeiro (mais uma medalha de ouro), somando 27 (17-6-4), com o Brasil em segundo, com 23 (7-11-5); seguindo-se Moçambique, com 15 (2-6-7); Angola, com 11 (1-2-8); Cabo Verde, com 4 (0-1-3); Timor-Leste, com uma de prata e São Tomé e Príncipe, que não se estreou.

Ainda assim, é tempo de repensar a forma de premiar este tipo de eventos, porquanto, como se voltou a ver, cada formação apresentou um número diferente de participantes o que, retira, desde logo, a oportunidade de uma classificação comparativamente justa.

O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre presidiu à Cerimónia de Encerramento, durante a qual foram entregues diplomas aos voluntários, federações parceiras e patrocinadores e, ainda, o Prémio Ética Desportiva,  instituído pela primeira vez.

A terminar, teve lugar a cerimónia de transmissão da Bandeira da Conferência de Ministros responsáveis pela Juventude e pelo Desporto a São Tomé e Príncipe, país organizador dos IX Jogos Desportivos da CPLP.

“Abraçar o futuro com esperança”, é o lema destes Jogos Desportivos da CPLP e é, também, o exemplo de como sete países, com a mesma língua, continuam a entender-se de forma excelente, em todos os aspectos, num clima de paz, amizade, cooperação, com ética e em prol da promoção e desenvolvimento do desporto nas nações envolvidas.

 

© 2129 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.