Quinta-feira 20 de Abril de 3172

Reforço na luta contra os resultados combinados

No Chipre – Reunião de Ministros do Desporto

Ministros e representantes do desporto na Europa comprometeram-se, esta sexta-feira, a reforçar a sua luta contra os resultados combinados, uma das decisões tomadas no decorrer do Fórum do Desporto da União Europeia.

O Fórum, promovido pela Comissão Europeia, teve lugar em Nicósia (Chipre), tendo os trabalhos decorrida entre 5ª feira e esta sexta-feira, onde os dirigentes presentes apoiaram a intensificação da luta contra a viciação dos resultados, o que se verifica por muitos países e não só no âmbito do futebol, como foi o recente caso das atletas de badminton de dois países asiáticos, que se “deixaram” perder para evitar ficar num lugar classificativo que lhes poderia trazer um adversário mais forte nas meias-finais das competições femininas, por equipas.

No âmbito do ensino superior, foi criado um grupo de alto nível para promover a excelência do ensino, que será coordenado pela antiga presidente da Irlanda, Mary McAleese, que se concentrará este ano na procura de formas de alcançar a excelência no ensino e, no próximo ano, discutirá como adaptar a aprendizagem à era digital. O grupo identificará melhores práticas e soluções inovadoras e emitirá recomendações aos decisores políticos a nível nacional e europeu, às universidades e aos estabelecimentos de ensino superior. O primeiro relatório será entregue em 2013 e o mandato do grupo prolonga-se até 2015.

Como forma de celebrar as conquistas das regiões e países europeus que trabalham em conjunto de ambos os lados das fronteiras. Foi decidido assinalar o Dia da Cooperação Europeia, pela primeira vez celebrado na mesma data em toda a Europa, tanto nos Estados-Membros como nos países vizinhos.

Desta reunião saiu ainda “fumo branco” para a concordância em lançar uma parceria público-privada (PPP) no domínio da robótica – onde também entram a indústria e as universidades – para ajudar as empresas radicadas na Europa a conquistarem uma percentagem maior do mercado mundial da robótica, que vale 15 500 M € por ano.

Representantes dos fabricantes europeus de robôs e institutos de investigação juntaram-se à Vice-Presidente da Comissão Europeia Neelie Kroes e assinaram um memorando de entendimento, o primeiro passo para o lançamento da PPP em 2013.

A Comissão está convicta de que a futura PPP irá reforçar o sector da robótica na União Europeia. Ténis de Mesa – Euro’2013

 

 

© 3172 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.