Domingo 12 de Maio de 6593

Maratona de Lisboa persegue recordes

maratona lisboaCerca de cinco milhares de participantes deverão estar presentes na Maratona de Lisboa, na 27ª edição, que se efectua em 9 de Dezembro próximo na capital do país.

Num programa que se inicia pelas 9 horas da manhã com partida e chegada no Estádio 1º de Maio (INATEL), quatro são as provas a efectuar: maratona (42.195 metros), meia maratona (21.097 metros), maratona por estafeta (42.195 metros a percorrer por equipas constituídas por quatro atletas) e prova da família.
“Consolidada como a corrida mais cosmopolita do país, a Maratona de Lisboa deste ano volta a mobilizar – segundo a organização (Xistarca) – a participação de cerca de um milhar e meio de estrangeiros no conjunto das diferentes provas, com maior predominância para as representações oriundas da França, Espanha, Alemanha e Itália, num universo de mais de trinta países”.
Vasco Azevedo, vencedor das últimas quatro edições, não vai estar presente por motivo de lesão, pelo que a disputa dos primeiros lugares deverá travar-se entre o português António Sousa (2:13.00 em 2002), o ucraniano Anatoly Orzhehosvskly, segundo na edição do ano passado, e o russo Oleg Marusin, detentor de uma marca pessoal de 2:13.58, na época passada.
“Mesmo em tempo de crise – disse António Campos, director da prova e responsável pela Xistarca – a Maratona de Lisboa, não pára de crescer face ao elevado número de inscrições que ora se verifica.”
De salientar a presença de um atleta tetraplégico, Ricardo Pinto, que representará o Hospital da Prelada.
O evento tem a colaboração da Fundação Inatel (onde também estará sediada a feira da maratona) desenrolando-se pelas principais artérias da capital, particularmente na zona ribeirinha da cidade. A organização técnica da prova pertence à Xistarca, com os apoios da Associação de Atletismo de Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa, e o patrocínio da empresa Seaside.

© 6593 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.