O Terminal de Contentores de Santa Apolónia (TCSA) registou em julho um crescimento de cerca de 12,3% no número de contentores movimentados, e 8,4% na quantidade de TEU, comparativamente com o período homólogo em 2012.
Este crescimento é o resultado da movimentação de aproximadamente 13 700 contentores, o que dá uma média de 440 unidades por dia, correspondendo a mais de 19 000 TEU.Em termos acumulados, tanto o Terminal de Contentores de Santa Apolónia como o Terminal de Contentores de Alcântara tiveram valores de tráfego, no que respeita à quantidade de contentores, superiores ao mesmo período em 2012. De referir também que a dimensão média dos navios porta-contentores que escalaram o Porto de Lisboa entre janeiro e julho tem aumentado, resultando um crescimento acentuado de 7,3% do gross tonnage – GT, que se reflete de forma positiva no GT total, com mais 1,7% comparativamente com igual período de 2012.
O Porto de Lisboa dispõe de condições naturais, físicas e tecnológicas de excelência para a carga contentorizada, contribuindo assim para o crescimento e sustentabilidade da economia nacional.