Sábado 29 de Abril de 4305

IPMA – Alerta Vermelho nos Açores

bandeira acoresDurante as próximas horas do dia de hoje, 12 de fevereiro, prevê-se a formação de uma depressão a noroeste do Grupo Ocidental dos Açores que deverá desenvolver-se muito rapidamente (ciclogénese explosiva) e progredir para nordeste nos próximos dias, devendo ainda afetar o norte da Península Ibérica, incluindo parte de Portugal continental.

Esta situação causará principalmente um aumento da intensidade do vento e da altura das ondas, espe

cialmente nas ilhas dos Grupos Ocidental e Central a partir da manhã do dia 13, com ventos de sudoeste passando a noroeste entre 75 e 95 km/h de intensidade média com rajadas entre 120 e 155 km/h e ainda ondas do quadrante oeste com 10 a 12 m de altura significativa, podendo atingir 20 a 25m de altura máxima.

Prevê-se ainda para todo o arquipélago e a partir da noite de dia 13 uma diminuição acentuada da temperatura que poderá dar lugar a precipitação sob forma de granizo e/ou saraiva e até de neve nas ilhas com cotas superiores a 950 m.

O vento gerado por esta depressão deverá originar também agitação marítima forte na costa ocidental do continente a partir da madrugada do dia 14, atingindo valores compreendidos entre 4 a 6 metros de altura significativa entre a madrugada do dia 14 e o final do dia 16.

A superfície frontal fria, associada à depressão acima referida, atravessará o território do continente no dia 14, originando vento forte no litoral oeste, com rajadas entre 70 e 90 km/h, e forte a muito forte nas terras altas, com rajadas entre 90 e 110 km/h. Nos dias 14 e 15, prevêem-se ainda aguaceiros, por vezes fortes nas regiões Norte e Centro, que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada, assim como uma descida de temperatura, com consequente descida da cota da neve para 1000/1200 metros no final do dia 14 e para 600/800 metros no dia 15.

© 4305 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.