Quarta-feira 18 de Abril de 3584

Cruise Day Lisbon – assinala crescimento do setor em Lisboa

cruzeday26abril2014A primeira edição do Cruise Day Lisbon, um dia exclusivamente dedicado aos cruzeiros, assinalou o sucesso deste segmento turístico na capital e mobilizou o grande público para saber mais sobre cruzeiros. Fernando Medina, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, destacou o potencial da iniciativa e o seu contributo para a cidade: “Este é um projeto feliz e de grande importância para o futuro e para a economia da cidade de Lisboa”, afirmou na sessão de abertura do Fórum que deu o mote ao evento.

No decorrer da sua intervenção, o responsável reforçou ainda que estão a ser criadas condições para que esta atividade seja ainda mais importante. “Estamos a trabalhar na articulação do futuro novo terminal de cruzeiros com a cidade através da ATL, no sentido de criarmos a melhor experiência possível para os turistas de cruzeiro quando visitam a nossa cidade”, sublinhou.

O Fórum, que se prolongou durante o dia na Gare Marítima de Alcântara, motivou também o debate sobre o crescimento do setor e o seu potencial económico – atual e futuro. Foi neste sentido que operadores, associações e entidades institucionais evidenciaram o impacto económico desta indústria, reforçando a importância do crescimento futuro e a intenção de trazer mais cruzeiros para a capital, com vista a aumentar o número de escalas, de passageiros, e o período de tempo que os navios ficam na cidade.

A intervenção de Andreia Ventura, da Administração do Porto de Lisboa, entidade representante do Lisbon Cruise Club e anfitriã do evento, evidenciou os bons resultados obtidos, de forma sustentada, mas também a capacidade de crescimento do porto da capital, que será otimizada pelo futuro concessionário do novo terminal de cruzeiros. Prevê-se que contrato de concessão seja assinado no próximo mês de junho.

A Gare Marítima de Alcântara foi também palco da “Montra de Cruzeiros”, que recebeu a visita de cerca de 2 mil visitantes, que procuraram saber mais sobre a oferta disponível e a diversidade existente em termos de programas de cruzeiro.

A regata no Tejo foi outra das atrações do dia, que contou com a participação de 52 embarcações, que atravessaram o rio acompanhadas pela Caravela Vera Cruz, e por 11 embarcações tradicionais Ao mesmo tempo, o Navio-Escola Sagres marcou presença em Alcântara, durante todo o fim-de-semana, registando mais de 3 mil visitantes nos dois dias. Outras das grandes atrações do dia foi o navio de cruzeiros MSC Orchestra, que esteve aberto ao público e que recebeu a visita de cerca de 150 pessoas.

O Lisbon Cruise Club faz um balanço “muito positivo” desta primeira edição do Cruise Day Lisbon, antecipando a sua intenção de repetir a iniciativa no futuro, como uma alavanca relevante para promover o turismo de cruzeiros junto do grande público.

© 3584 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.