Segunda-feira 06 de Maio de 2024

CAN’2015 – Cabo Verde quer o apuramento

cabo verde CAN

2015 ©Gavin Barker/BackpagePix

A selecção de Cabo Verde joga esta segunda-feira a última cartada no apuramento para os quartos-de-final da Taça das Nações Africanas, defrontando a congénere da Zâmbia em jogo a realizar pelas 18 horas, podendo ser seguido em directo pelo Eurosport.Integrado no grupo B, os Tubarões Azuis não vão ter tarefa fácil ante a formação zambiana que, apesar de somar apenas um ponto relativo ao empate (1-1) conseguido ante a República Democrática do Congo, ainda tem hipóteses de poder ser apurado, aliás como as quatro equipas que estão neste agrupamento.

Partindo no comando, com uma vitória e um empate, a Tunísia (que empatou com Cabo Verde) vai defrontar, também esta segunda-feira, os congoleses, que também registaram duas igualdades.

Do ponto de vista matemático tudo é possível, até com a Zâmbia a poder igualar os pontos da Tunísia, se esta perder com o Congo que, por seu lado, se assim fosse, somava cinco pontos e subia ao primeiro lugar.

No outro jogo, se Cabo Verde vencer somava também cinco pontos, igualava o Congo e estas duas formações ficavam apuradas para a fase seguinte.

Se Cabo Verde empatar e o Congo também, a Tunísia somaria cinco pontos e vencerá grupo, enquanto congoleses e cabo-verdianos ficavam empatados no 2º e 3º lugar, obrigando a um desempate, de acordo com o regulamento, porquanto ficariam em igualdade pontual e em número de golos marcados e sofridos.

Se a Tunísia vencer (Congo) e Cabo Verde empatar ou ganhar (Zâmbia), ambos ficariam apurados. O que quer dizer que todos dependem de todos para seguir em frente.

Um trabalho nada fácil de Rui Águas e dos seus “Tubarões Azuis”.

No grupo A, que se concluiu este domingo, a grande surpresa terá sido o triunfo da Guiné Equatorial (país organizador no lugar de Marrocos, pelo que nem sequer estaria presente) sobre o Gabão, por 2-0, o que originou o apuramento deste país para a fase seguinte, somando 5 pontos contra os 7 do Congo que, vencendo (2-1) o Burkina Fasso, também passou aos quartos-de-final.

O grupo B (de Cabo Verde) conclui-se esta segunda-feira, como se referiu, enquanto o grupo C (comandado pelo Senegal, com 4 pontos, mais um que Argélia (a equipa de Slinami) e o Gana terminará na terça-feira com os jogos África do Sul-Gana e Senegal-Argélia, este o tira-teimas principal, com os sul-africanos a poderem baralhar (se vencerem) a classificação final.

Para encerrar esta primeira fase (de grupos), quarta-feira jogarão Camarões-Costa do Marfim e Guiné-Conacri-Mali, no grupo D, que este domingo conheceu os resultados da segunda jornada, onde se registraram dois empates a uma bola nos jogos Costa do Marfim-Mali e Camarões Guiné-Conacri.

Neste grupo (D), todas as equipas tem dois jogos, dois pontos, que correspondem a dois empates, e 2-2 em golos marcados. “Coisa” mais certinha não podia acontecer. Quarta-feira é que se vai ver quem fica e quem segue para os quartos-de-final.

Até lá, atenção para o jogo Cabo-Verde-Zâmbia, esta segunda-feira (18 horas) no Eurosport.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.