Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Lesados invadem Avenida da Liberdade

77voltabiciclete_09ago_2768

DR

Mais de um milhar de imigrantes lesados do BES e familiares, invadiram a Av. da Liberdade em Lisboa esta manhã junto da Sede do Novo Banco.A Manifestação em frente a sede do Novo Banco visou protestar porque em Portugal “existe um banco tem direito de lesar milhares de clientes de forma continua e a descarada sem intervenção do Governo ou do Banco de Portugal”, acrescentando a organização que esta manifestação foi também “contra um sistema em que instituições financeiras e instituições governamentais protegem-se mutuamente”.

Muitos dos participantes chegados dos países onde trabalham ou trabalhavam e tinham as suas poupanças no BES dizem que o seu país e as autoridades os traíram, e questionam se o Governo será de todos nós portugueses.

Além do Governo, também o Banco de Portugal, organismo do Estado Português que atua sobre a tutela do governo, e o seu Governador Carlos Costa foram alvo das duras criticas dos participantes deste protesto que teve momentos mais quentes como o corte da Avenida da Liberdade, tentativas de entrada no edifício sede do Novo Banco.

As forças policiais com uma presença musculada evitaram as várias tentativas de entrada no edifício,  mas os ânimos exaltados fizeram alguns ferimentos, se bem que  ligeiros em alguns manifestantes, tendo estes arremessado alguns objetos contra o edifício.

A organização promoveu protestos  em outros locais de Lisboa ao longo do dia (Banco de Portugal foi um deles)e vai acontecer noutros momentos ainda em Agosto e muitos dos presentes dizem que as próximas eleições em 4 Outubro será um dos momentos para os não esquecer.

 

 

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.