Segunda-feira 29 de Abril de 3754

LIGA NOS F.C. do Porto pode “tremer” na Madeira

fcp_guim_1

JDM / Luis M

Desde 2012 (23ª jornada da Liga), o F. C. do Porto não ganha ao Marítimo, quando este joga em casa, pelo que a partida do próximo sábado (20h45) assume algum “treme-treme” junto das hostes portistas, embate que conta para a segunda jornada da Liga Profissional.

Com um triunfo robusto (3-0) frente ao Guimarães, na primeira ronda, o Porto parece estar bem melhor, até porque os maritimistas perderam na ronda inaugural, pelo que poderão aproveitar este menos bom começo do Marítimo, numa partida que parece a mais importante da jornada.

No jogo de abertura, esta sexta-feira (20h30), o Sporting de Braga vai até Vila do Conde para defrontar uma turna tradicionalmente difícil em qualquer campo, avenses que foram empatar ao Restelo na primeira jornada, enquanto os bracarenses venceram o Nacional pela escassa margem.

Ainda no sábado, o Sporting recebe o Paços de Ferreira e também poderá não ter a vida facilitada face ao elevado porte físico dos homens dos móveis, mais a mais com “olho” no que Sporting poderá fazer depois de vencer os russos do CSKA e em vésperas do jogo da segunda mão, na Rússia, na próxima terça-feira.

No domingo (17h00), o Boavista estreia a nova relva natural e, balanceado pelo empate em Setúbal, poderá levar de vencido um Tondela que fez boa frente ao Sporting, ainda que os tondelenses também procurem afirmar-se.

O Vitória de Guimarães (17h00) receberá um Belenenses na mó de cima (depois de ganhar, esta quinta-feira (1-0), o primeiro jogo da última fase para entrada na Liga Europa frente aos austríacos do Altach), pese embora tenha empatado em casa com Rio Ave, se bem que o Vitória esteja obrigado a ganhar para evitar uma eventual “chicotada”.

Num dos derby´s locais, Nacional e União da Madeira (17h00) vão medir forças e tentar não perder pontos, o mesmo sucedendo no Estoril-Moreirense (17h00), se bem que os canarinhos são os favoritos ao triunfo.

Para finalizar o domingo, o Benfica vai defrontar o Arouca (19h15) e parece não haver dúvidas (será assim tão claro no momento actual?) que os encarnados são os favoritos ao triunfo.

A jornada terminará na segunda-feira (20h00) com o encontro entre a Académica e o Vitória de Setúbal, querendo os estudantes apagar a menos boa imagem tida na primeira jornada, ao ser derrotado pelo Paços de Ferreira.

Posto isso, resta aguardar verificar como vão decorrer as nove partidas e quantos casos “bicudos” podem surgir com as arbitragens que, como se sabe (o jogo Tondela-Sporting serve de exemplo), não começaram nada bem.

Que haja ética, fair play e desportivismo. Um não muito rotundo ao que alguns “artistas” da nossa praça produzem diariamente sobre o que deve um comportamento vertical mas responsável sobre a temática do bom relacionamento.

© 3755 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.