Segunda-feira 16 de Junho de 2025

Prémios do Concurso de Rede de Escolas para Portugal

AcademiaOlimípica-COP-6-5-16

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Sob a temática “Entendimento Global”, integrado no Concurso de Rede de Escolas promovido pela Comissão Nacional da UNESCO, várias escolas portuguesas foram galardoados, mercê dos trabalhos desenvolvidos pelos respectivos alunos e professores.

Realizado pela sétima vez, este concurso galardoou os trabalhos a saber: escalão pré-escolar o Jardim Infantil Oga-Mitá, do Porto (Tomás Lima, Rita Soares, Pedro Pinto e Maria Amado; Prof.ª Zita Gonçalves); no 1.º ciclo, o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos / Complexo Escolar dos Arcos, de Óbidos (Ema Carvalho; Prof.ª Marta Santos); nos 2.º e 3.º ciclos (texto), o Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis, do Porto (Luís Sousa; Dr.ª Ana Alves); nos 2.º e 3.º ciclos (desenho), o Colégio Paulo VI, de Gondomar (Maria Manuel Lopes; Dr.ª Raquel Silva); no escalão do secundário, o Centro de Formação Profissional da Metalurgia e da Metalomecânica / Núcleo de Oliveira de Azeméis (Pedro Ribeiro França; Dr.ª Isabel Lemos).

As distinções foram entregues nas instalações do Comité Olímpico de Portugal na presença de Rita Brasil de Brito, responsável pela Comissão Nacional da UNESCO, Fátima Afonso, coordenadora dos Museus Patrimoniais da Câmara Municipal do Seixal, como parceiro deste projecto, bem como por Luís Gomes da Costa, Presidente da Academia Olímpica de Portugal (também parceiro) e por Rosa Mota, Vice-Presidente do Comité Olímpico de Portugal.

Antes da cerimónia, os premiados, a maioria da zina norte do país, visitou a sede do Comité Olímpico, viagem conduzida pelo atleta olímpico Joaquim Videira e foi complementada pela projecção de curtas-metragens cuja temática associava desporto, olimpismo, educação e valores éticos.

A rede de Escolas Associadas da Unesco – de acordo com as “guide lines” definidas por esta instituição europeia – tem três objectivos estratégicos no âmbito educativo, como: promover a educação como um direito fundamental, melhorar a qualidade da educação e estimular a experimentação, a inovação e o diálogo.

Mediante a estratégia a médio prazo (2015-2021), os objectivos de desenvolvimento do Milénio na nova Agenda Pós 2015 passam por: a educação como instrumento essencial para o desenvolvimento económico e social, a visão humanista e integral da educação como direito humano, trabalhar em termos de uma educação de qualidade e uma educação para uma Cidadania Global.

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