Domingo 28 de Abril de 2024

Diogo Ferreira a voar para o mundial com recorde

diogo_ferreira_vara_new

DR / FPA

Benfica Athletics Meeting

 

Diogo Ferreira e Marisa Vaz de Carvalho foram as principais estrelas portuguesas da segunda edição do torneio internacional de atletismo que o Benfica levou a efeito no Estádio 1º de Maio (INATEL, em Lisboa), ao final da tarde deste sábado.

Proeza maior foi cometida pelo jovem Diogo Ferreira que bateu o recorde Portugal do salto com vara ao transpôr a fasquia colocada a 5,71, mais um centímetro do que o anterior registo, que pertencia a Edi Maia desde 2 de Junho de 2013.

Com uma prova quase perfeita, Diogo – que protagonizou uma evolução bastante rápida – deu nas “vistas” quando, ao passar a fasquia a 5,50, fê-lo tão “facilmente” e acima dos 5.60, o que veio a confirmar no ensaio seguinte, com os referidos 5,71, num dia extraordinário apropriado para este dia de provas (muito quente, como que “amolecendo” a vara e torna-la mais “elástica”), tendo sabido aproveitar ainda as características do ligeiro vento favorável (mas regulamentar) que se fêz sentir.

De registar que, segundo o que foi apurado, a Federação Portuguesa de Atletismo, que geriu a parte técnica da competição, solicitou a intervenção imediata da Autoridade Antidopagem de Portugal para a necessidade da realização do controlo antidopagem obrigatório nestes casos o que não conseguimos confirmar se terá sido efectuado.

Aliás, procedimento que também se terá verificado com a jovem benfiquista Marisa Vaz de Carvalho, que continua a bater recordes sobre recordes, tendo passado a liderar o ranking nacional na prova dos 100 metros barreiras, na categoria de juniores, distância que correu em 13,41 (o anterior recorde era de Eva Vital, com 13,62).

Com este registo, Diogo assume a sexta posição do ranking europeu da especialidade e alcançou a marca de qualificação para os Mundiais de Atletismo de Londres, onde terá o baptismo de ser a primeira vez na sua ainda curta carreira. O pupilo de Pedro Pinto tentou ainda 5.80 metros, mas sem sucesso.

Marisa Vaz Carvalho do Benfica também esteve em destaque na tarde de hoje, tendo começado a jornada com um novo recorde nacional e juniores dos 100 metros barreiras, com 13.41, sendo posteriormente segunda nos 200 metros com um novo recorde pessoal (23,97), prova ganha pela britânica Bianca Williams (23,19).

Destaque ainda para a estreia no novo reforço benfiquista, o cubano Pablo Picharro, que alcançou o seu primeiro objectivo depois de ter estado sem competir durante mais um ano, que foi ultrapassar os 17 metros (17,04) e vencer o triplo salto, recordando-se que Pablo está no top ten mundial, com o registo de 18,08.

Relevo também para o lançador Tsanko Arnaudov, que foi o melhor no peso ao enviar o engenho a 20,72 metros, falhando a passagem dos 21 metros por pouco no último ensaio, recordando-se que Tsanko é o recordista nacional (21,06).

David Lima, que ganhou os 100 metros (10,30) mas correu a eliminatória em 10,21, passando a ser o quinto melhor português de todos os tempos.

Marcos Chuva também esteve muito bem mas no salto em comprimento (venceu com 7,92), ficando perto do seu melhor (8,00) já alcançados esta época.

As condições climatéricas foram um excelente tónico para a obtenção de resultados de nível internacional (vento sempre regulamentar em todas as provas), apenas faltando a presença de atletas de outros clubes (Sporting, por exemplo) – cuja coexistência desportiva é de costas voltadas, o que prejudica a modalidade e os próprios atletas, o que se lamenta – sendo de realçar a excelente organização do Benfica e na melhor pista que se encontra na área da grande capital do país, sendo que, em termos nacionais, poucas existam que estejam tão bem apetrechadas como a da Fundação INATEL.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.