Segunda-feira 29 de Abril de 2024

Vicente Garcia de Mateos venceu Grande Prémio Abimota

Ciclismo-Abimota17O espanhol Vicente de Mateos venceu o Grande Prémio Abimota, uma das mais características competições do calendário do ciclismo português que teve lugar em Águeda, e que teve a 40ª edição.

O ciclista espanhol conquistou a liderança logo ao primeiro dia na etapa que terminou junto ao castelo de Belmonte, um triunfo folgado – mais de um minuto para o segundo classificado – abriu boas perspectivas ao corredor (28 anos) que tranquilamente e cheio de confiança declarou sentir-se a atravessar um excelente momento de forma.

O chefe de fila do Louletano acreditava ter conquistado a vantagem suficiente para chegar ao fim com a camisola da liderança. Se bem o declarou também o confirmou nas etapas seguintes com a ajuda de toda a equipa orientada pelo diretor desportivo, Jorge Piedade.

Na chegada ao Sabugal, no segundo dia, Vicente perdeu apenas sete segundos chegando no grupo da frente. A terceira etapa, mais uma vez discutida sob calor intenso, mostrou o “comboio algarvio” a controlar a frente do pelotão e a reservar, ao máximo, o líder para os quilómetros finais.

A lição estava bem estudada e na aproximação a Manteigas eis que surgiu o espanhol, natural de Castilla La Mancha, a discutir sobre o risco da meta. A vitória escapou-lhe por muito pouco (foi segundo com o mesmo tempo do vencedor) e com a bonificação da chegada reforçou a liderança para o derradeiro dia.

Este domingo, nos 176 quilómetros da ligação mais longa do Grande Prémio Abimota 2017, discutida entre Gouveia e a Capital das Duas Rodas, a cidade de Águeda, o Louletano-Hospital de Loulé-Fibralgarve provou novamente estar à altura de defender a camisola amarela e até tentar a vitória de etapa, o que aconteceu com o sprint fantástico de Luís Mendonça, terceiro classificado e cronometrado com o tempo do vencedor.

Vicente Garcia de Mateos concluiu a quarta e derradeira etapa em quinto lugar e confirmou em definitivo a entrada na lista de vencedores do Abimota. O espanhol sucede a Filipe Cardoso, vencedor do ano passado e segundo classificado desta vez. O pódio da prova ficou completo com César Fonte na terceira posição.

“Sempre acreditei que podia vencer depois da vantagem alcançada em Belmonte.

Sinto-me muito bem e confiando nas minhas capacidades e na equipa, e sabia que não podia falhar. Agora vou desfrutar deste triunfo com os meus companheiros e naturalmente já estou a pensar na Volta a Portugal que é o grande objetivo da temporada”, declarou o vencedor do Grande Prémio Abimota.

Apesar do desgaste de defender diariamente a camisola amarela, a equipa Louletano-Hospital de Loulé-Fibralgarve saiu de Águeda com o quarto lugar colectivo.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.