Segunda-feira 30 de Abril de 2046

Grande Cruz para Inês e Grande Oficial para Nélson

DR / Presidência da República

DR / Presidência da República

Inês Henriques – que se tornou em pouco mais de um ano recordista e campeã mundial e europeia dos 50 km marcha – foi agraciada pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grande Cruz da Ordem de Mérito, enquanto Nélson Évora – que continua a somar títulos europeus e mundiais (em pista coberta e ao ar livre) – foi distinguido com a Grande Oficial da Ordem de Mérito, numa curta sessão que decorreu no Palácio de Belém ao princípio da tarde desta segunda-feira.

Para Inês Henriques foi a primeira condecoração alguma vez recebida, apesar dos 26 longos anos que percorreu a “marchar” pelo mundo fora, porquanto também só neste ano e meio saltou para a ribalta desta difícil disciplina (50 km), que se espera venha a ser olímpica em 2020 (Tóquio), o que não é ainda um facto adquirido.

Aliás, a própria Inês, depois de “sentir a honra desta distinção, da qual fico muito orgulhosa ainda estamos, eu, outras atletas e dirigentes de outros países, a aguardar que o Comité Olímpico Internacional decida o caminho que vai seguir, uma vez que temos um advogado a tratar do assunto, para evitar qualquer surpresa jurídica”, acreditando que também a Federação Internacional de Atletismo mantenha a prova – tal como a Associação Europeia – e a consiga “impor” para os Jogos.

A próxima meta é a luta pelas medalhas nos Jogos Olímpicos. “Faltam dois anos mas temos que começar a trabalhar desde já porque o tempo passa muito depressa”, salientou a também cursada em Enfermeira.

A Grande Oficial Ordem de Mérito – que a poderia ter recebido antes por vontade de Marcelo Rebelo de Sousa, depois de se tornar campeão mundial de pista coberta (2017) – surgiu na sequência da conquista do título europeu (ar livre) que Nelson Évora alcançou em Agosto findo.

“Já ganhei tudo o que tinha para ganhar, mas continuo motivado como se fosse o primeiro dia da minha carreira para continuar a fazer história e dignificar os portugueses”, referiu o campeão dos campeões, porquanto também conquistou os títulos mundial e olímpico, fechando o ciclo dos três mais importantes prémios em disputa em qualquer das disciplinas, salientando-se o triplo salto onde, precisamente, completou a citada triologia.

Nélson salientou ser “uma grande honra receber esta condecoração e prometo continuar a lutar para honrar Portugal e os portugueses”.

Marcelo Rebelo de Sousa descreveu os elogios aos dois homenageados, considerando-os como “exemplos de excelência nacional”.

Citou que “Nelson Évora e Inês Henriques têm em comum talento, determinação, capacidade de luta, resistência física e psíquica, não havendo fronteiras inultrapassáveis, nem desafios invencíveis”, reforço do que Marcelo Rebelo de Sousa fez eco.

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, a presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, e o presidente da Comissão de Gestão do Sporting, Torres Pereira, também foram personalidades presentes, para além dos familiares dos dois atletas condecorados.

 

© 2046 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.