Sábado 27 de Abril de 2024

Selecção Sub21 com a maior goleada de sempre na categoria

 DR / LFV

DR / LFV

A Selecção Nacional sub-21 bateu esta quinta-feira, em Vaduz, o Liechtenstein por 9-0, em partida do grupo 8 da fase de qualificação para o Europeu 20, tratando-se da maior goleada de sempre neste escalão etário.

Portugal entrou no jogo a pressionar alto – a linha defensiva esteve muitas vezes em pleno meio-campo adversário – e essa postura permitiu à formação nacional desenhar um lance no primeiro minuto que terminou em auto-golo de Noah Graber e desbloqueou a partida.

Pereira Lage fez a assistência para o segundo golo, apontado por Heriberto Tavares (28′), com Jota (40’), num livre directo, a chegar aos 2-0.

A segunda parte agudizou as diferenças técnicas, tácticas e físicas entre as duas selecções, o que permitiu a Portugal marcar mais 6 golos: Heriberto Tavaraes (45′, 62′ e 90′+2), Diogo Gonçalves (58′, penálti), Diogo Jota (84′) e Gil Dias (90′+1) dilataram a vantagem que a equipa nacional trazia da primeira metade do encontro.

Destaque, nesta partida, para as estreias absolutas de João Virgínia, Ivanildo Fernandes e Rúben Vinagre.

Recorde-se que Portugal vai fazer o último e decisivo jogo desta fase de qualificação para o Europeu 2019 no Estádio do Marítimo (Funchal, Madeira), a 16 de Outubro, frente à Bósnia-Herzegovina (19h00).

Com este triunfo, Portugal somou 19 pontos e está no comando do grupo, estando a Bósnia na segunda posição (18), com a Roménia também com 18 mas menos um jogo, estando aqui o “ponto fulcral” do apuramento. Se a Roménia vencer os dois jogos que faltam, ficará com 24 pontos e será a vencedora, com apuramento directo para a fase final, relegando Portugal para a segunda posição a aguardar se poderá seguir também ou não.

Heriberto Tavares foi o herói do jogo, ao obter quatro golos, tendo referido ao site da FPF que “estou muito feliz, é um orgulho pertencer a este grupo maravilhoso. Marcar quatro golos pelo meu país é incrível, sobretudo por sentir que ajudei a equipa. Quando fiz o terceiro olhei para o cronómetro e vi que faltavam nove minutos para acabar. Confesso que pensei ter hipótese de fazer um poker, apesar de isso não ser o mais importante. Acabei por continuar concentrado e consegui mesmo marcar novamente.”

Aleksei Matyunin (Rússia) foi o juiz da partida em que Portugal alinhou com: João Virgínia; Diogo Dalot (Gil Dias, 70′), Jorge Fernandes (cap.), Ivanildo Fernandes e Pedro Amaral (Diogo Jota, 79′); Pêpê, Pereira Lage, Bruno Costa e Jota (Rúben Vinagre, 66′); Heriberto Tavares e Diogo Gonçalves

Cartão amarelo a Jorge Fernandes (25′), João Filipe (48′)

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.