Sexta-feira 29 de Março de 2024

SIGA e UNESCO de mãos dadas pela Integridade no Desporto

SIGA-Unesco-Dezembro2018A Aliança Global para a Integridade do Desporto (SIGA) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) assinaram um acordo para criar “Um caso Empresarial para a Integridade do Desporto”, iniciativa que é considerada um componente chave da implementação do Plano de Acção de Kazan, aprovado pela Conferência Mundial de Ministros do Desporto (MINEPS VI) em 2017.

O principal objectivo da parceria é promover um aumento significativo do investimento governamental na promoção e protecção da integridade no desporto. Para atingir esse fim, o projecto está centrado em dois eixos principais: em primeiro lugar, reunir evidências empíricas e estabelecer um “business case”, demonstrando os benefícios políticos, económicos e sociais da protecção da integridade do desporto e, por outro lado, providenciar o retorno dos investimentos nessa área. Em segundo lugar, consciencializar os tomadores de decisão do governo e incentivá-los a investir na protecção da integridade desportiva.

Anunciado por Nada Al-Nashif, Diretor-Geral Adjunto da UNESCO e Emanuel Macedo de Medeiros, CEO da SIGA (foto aqui inserta), a parceria de longo prazo foi oficialmente lançada na sede da UNESCO (Paris) numa recepção VIP que atraiu vários delegados de alto nível de vários governos (Quénia, México, Catar, Malásia, Gâmbia, Rússia, Moçambique, Madagáscar, Camarões e outros), bem como do sector privado, incluindo representantes seniores das Nações Unidas e organizações líderes do mundo empresarial, desportivo e da sociedade civil, incluindo a Union Internationale d’Avocats, a organização representativa do Employer Sport (COSMOS), a Union des Clubes Professionelles de Football, beIN Sports, Universidade Sorbonne, ADIT e Transparency International (França).

Emanuel Macedo de Medeiros, CEO da SIGA salientou que “os governos reconhecem que o desporto segue uma missão de interesse público. Tem o potencial de moldar positivamente, influenciar e enriquecer a sociedade, as comunidades e as vidas individuais. Pode actuar como um catalisador para o desenvolvimento económico, criar fluxos de receita, oportunidades de emprego e avanços tecnológicos. Portanto, é lógico que os governos apoiem e invistam na protecção da integridade do desporto, da mesma forma que investem em outros sectores-chave. Este projecto conjunto com a UNESCO e seus Estados membros visa fomentar o devido investimento do governo na promoção e protecção da integridade desportiva. Investir no desporto, com transparência e responsabilidade, é a coisa certa a fazer. Isso trará benefícios significativos para os governos e seus cidadãos ”.

Nada Al-Nashif, Diretor-Geral Assistente de Ciências Sociais e Humanas, por seu lado, salientou que “a integridade no desporto não é principalmente uma questão de cumprimento de padrões para competições de elite, mas um importante vector de cidadania, justiça e segurança. Estamos satisfeitos que a SIGA tivesse aceitado a nossa proposta de usar sua inteligência colectiva e poder de convocação para realizar este projecto de um “caso de negócios para investir na integridade desportiva”.

Em consonância com o “leit motiv” da Agenda 2030 para “não deixar ninguém para trás”, o resultado deste projecto ajudará a reduzir as lacunas de capacidade, ajudando a medir e demonstrar a relevância da integridade esportiva para ODS e metas específicas. ”

Recorde-se que a SIGA é a maior coligação do mundo no campo da governança e integridade desportiva, sendo apoiada por mais de 100 parceiros internacionais multi-sectoriais, sendo ainda uma organização independente e neutra cuja missão é promover reformas significativas e melhorar a integridade de todos os desportos por meio de um conjunto de padrões universais operados por um órgão independente e neutro.

A SIGA é a única organização a reunir o desporto, governos, academia, organizações internacionais, patrocinadores, empresas, titulares de direitos, ONGs e empresas de serviços profissionais de todas as regiões do mundo, em torno de uma causa comum de promoção de maior integridade desportiva.

A UNESCO, como também se recorda, é a Organização Educacional, Científica e Cultural das Nações Unidas. Procura construir a paz através da cooperação internacional em Educação, Ciências e Cultura. Os programas da UNESCO contribuem para a realização dos objectivos de Desenvolvimento Sustentável definidos na Agenda 2030, adoptada pela Assembleia Geral da ONU em 2015.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.