Sexta-feira 29 de Março de 2024

CNID entregou Prémio Desportivismo

CNID-DiogoVenturaDiogo Ventura – um jovem de 15 anos de idade – foi o primeiro desportista eleito pelo CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto para receber o Prémio CNID Desportivismo, uma nova iniciativa dos desta instituição criada há 53 anos

O prémio entregue a Diogo Ventura (teve como base o facto de, num torneio de guarda-redes, escalão de iniciados, em que se classificaram para a final o guardião do Clube União 1919 (ex-Clube de Futebol União de Coimbra) e o guardião do Clube Desportivo do Luso, o jovem do União ter tido uma atitude desportiva e eticamente de relevo, ao não querer receber o troféu e o respectivo diploma porque o torneio não tinha acabado.

Na verdade, o guarda-redes do Luso teve uma lesão (que originou uma convulsão, que o levou ao hospital) antes de se iniciar a final, pelo que não discutiu o título com Diogo que, de acordo com o regulamento, foi considerado como o melhor guarda-redes.

Diogo, no entanto, recusou o triunfo, cedendo o lugar e o prémio ao colega que inesperadamente ficara impedido de competir.

Um gesto simples mas de grande significado e que, por certo, marcará a vida desportiva deste jovem.

A cerimónia de entrega do Prémio CNID Desportivismo teve lugar no Campo da Arregaça, em Coimbra.

Este prémio visa reconhecer os valores associados ao Fair Play, conformação às regras, respeito pelos adversários e pelos árbitros, competição sem doping, solidariedade, igualdade, fraternidade, excelência e alegria, com o objectivo de defender a Beleza do Desporto e pretende com este prémio apresentar à sociedade atitudes dignas de aplauso e desportistas de eleição, cujo comportamento merece ser apontado como exemplo.

O galardão é atribuído pela Direcção do CNID, a partir de propostas apresentadas pelos associados e é atribuído regularmente, com uma periodicidade até à mensal.

O regulamento define que o galardão pode distinguir desportistas de qualquer modalidade e escalão, embora seja prioritariamente dirigido a jovens.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.