Segunda-feira 19 de Abril de 4348

Começou à meia-noite a Greve dos Motoristas de Matérias Perigosas

.A greve convocada, pelo Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e pelo Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM) iniciou-se à meia-noite desta segunda-feira, dia 12 de agosto, por tempo indeterminado.

A esta paralisação associou-se o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN), entretanto o Governo afirmou estar pronto para aprovar a requisição civil, caso os serviços mínimos não forem cumpridos pelos motoristas.

A greve que começa hoje, dia 12 de agosto,  por tempo indeterminado, foi marcada a 15 de julho, quando o  Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM) e o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) entregaram um pré-aviso de greve, que foi agora confirmada pelos associados nos plenários realizados no dia 10 de agosto, numa consequência de não existir nenhuma contra proposta positiva por parte da Antram – Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias, até a data dos plenários.

Durante o domingo surgira diversas declarações por parte do Governo, onde alerta que vai estar desde ss primeiras horas da Greve a  avaliar o cumprimento dos serviços mínimos decretados, e que o seu incumprimento originará que o Conselho de Ministros electrónico, accionará a  requisição civil.

Crise greve energetica motoristasO primeiro-ministro, António Costa, esta manhã de domingo após a visita a várias estruturas que vão estar controlar a Greve, apelou a todos a um comportamento com  “bom senso”, mas, alertou para que em caso de violação de uma possivel requisição civil, as forças de segurança tem todas as instruções a seguir perante os cenários criados, entre elas efectivar o “devido sancionamento” .

Segundo a lei, os crimes de desobediência (artigo 348 do Código Penal), são qualificados com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias, em caso da desobediência simples,  ou quando é desobediência qualificada sujeita-se a uma pena de prisão de dois anos.

Governo decretou até às 23:59 de 21 de agosto,  crise energética, para isso criou a Rede de Emergência de Postos de Abastecimento (REPA), com 54 postos prioritários e 320 de acesso público,  os veículos ligeiros podem abastecer nestes postos no máximo 25 litros.

© 4348 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.