Quarta-feira 18 de Abril de 1218

Morreu antigo presidente da Jerónimo Martins, Alexandre Soares dos Santos

Alexandre Soares dos Santos 2019

DR

Morreu esta sexta-feira o  empresário Alexandre Soares dos Santos, antigo presidente da Jerónimo Martins, aos 84 anos.

Alexandre Soares dos Santos nasceu no Porto, em 1934, assumiu a liderança da Jerónimo Martins em  1968, levando a empresa familiar  de pequena dimensão a um dos maiores grupos empresariais portugueses até aos nossos dias.

Com Alexandre Soares dos Santos a surgiu  a marca Pingo Doce, colocou o grupo em Bolsa e fez a sua expansão quer no mercado europeu (Polónia), quer no mercado Sul Americano (Brasil, Colômbia).

No final de 2013, Alexandre Soares dos Santos foi substituído no cargo pelo filho, Pedro Soares dos Santos na liderança do Grupo.

As preocupações com a sociedade em geral, estão na base da criação que criou em 2009,  a Fundação Francisco Manuel dos Santos, que gere o portal “Pordata”, Base de Dados do Portugal Contemporâneo, e lançou uma coleção de livros de ensaio, a preços reduzidos, sobre temas da atualidade.

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou em 2017,  Alexandre Soares dos Santos com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial, tendo o chefe de Estado destacado o seu lado de “responsabilidade social” e o papel como servidor da comunidade.

O Presidente da República em nota no sitio da Presidência da Republica já apresentou as  condolências à Família de Alexandre Soares dos Santos

“O Presidente da República evoca a personalidade singular de Alexandre Soares dos Santos e o seu relevante papel na vida económica, social e cultural portuguesa, e, pessoalmente consternado, apresenta à Família muito sentidas condolências.”

© 1218 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.