Sábado 27 de Abril de 2024

Espanha faz gestão deficiente dos caudais da Convenção de Albufeira

JCMyro / CN

JCMyro / CN

Espanha não estará a respeitar as normas de gestão de caudais da Convenção de Albufeira , o que prejudica os rios do lado de Portugal .

Em setembro de 2019, as barragens na Estremadura espanhola – Alcântara, Cedillo fizeram descargas do caudal acordado na Convenção de Albufeira a ser enviado por Espanha que provocam falhas graves nas bacias dos rios do lado de Portugal.

O Governo de Portugal, pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática (MAAC), através de intervenções de vários responsáveis, tem chamado a atenção das autoridades espanholas, para o facto e não estar a ser colocado em causa o valor de caudais de rios incluidos na Convenção de Albufeira, estando a ponderar uma alteração das medidas de fiscalização dessa gestão de caudais de modo a superar as falhas agora detectadas.

Além das consequências bem visíveis nos rios Pônsul e Sever, esta atitude está a causar danos colaterais elevados, tanto na economia que envolve as populações locais como para a industria turística que tem uma forte presença nestes espaços junto dos rios.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.