Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Tempo Muito Quente até 17 de julho

Segundo informação prestada pelo IPMA,  Portugal vai estar sob tempo quente até dia 17 de julho, altas temperaturas e trovoada seca, aumenta o risco de incêndios.

Um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, em conjunto com um vale depressionário desde o norte de África até à Península Ibérica, origina o transporte de uma massa de ar quente do norte de África a qual será responsável pela persistência de valores elevados de temperatura ao longo da próxima semana.

Praia calor_10jun_1042Prevê-se assim a continuação de tempo quente, com uma descida temporária de temperatura no dia 12, menos significativa em Trás-os-Montes e Vale do Tejo, e uma nova subida gradual a partir de dia 13, segunda-feira.

O período de tempo quente deverá durar, pelo menos, de 12 a 17 de julho.

Durante esta próxima semana a temperatura máxima deverá variar entre 30 e 35°C no litoral, devendo atingir valores entre 35 a 40°C nas regiões do interior. Também a temperatura mínima apresenta tendência para uma subida gradual, com valores que deverão ser superiores a 20°C em grande parte do território continental, em especial no interior e no sotavento algarvio, e que são classificadas como noites tropicais.

Os valores de temperatura estão acima do habitual para a época do ano e esta persistência poderá levar a uma situação de onda de calor em diversos locais do país, em especial no interior.

Os valores previstos para a temperatura máxima justificam o prolongamento do aviso de tempo quente até, pelo menos, dia 17 de julho, recomendando-se que sigam as atualizações da situação ao longo da próxima semana.

Previsão elaborada a 10 de julho de 2020.Fique atento ao risco de incêndio e às restrições, estamos no período crítico de 1 de julho a 30 de setembro de 2020

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.