Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Oferta formativa da Portugal Football School para a época 2020/21

A Portugal Football School lançou o portefólio com toda a oferta formativa que pretende desenvolver de Setembro deste ano a Agosto de 2021.

Este plano formativo abrange um conjunto variado de áreas que vai desde a formação de executivos, treinadores, árbitros, organização e gestão, saúde, media e acções que decorrem durante as férias escolares.

FPF-OfertaFormativa-2020-12-08-2020Alguns destes cursos de formação são realizados em parceria com a NOVA School of Business and Economics, Porto Business School, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa.

Criada em Abril de 2017, a Portugal Football School (PFS), integra a unidade de investigação e desenvolvimento da Federação Portuguesa de Futebol e tem como actividade, central e dinamizadora, a investigação em futebol, futsal e futebol de praia, sempre em estreita ligação com a oferta formativa que se pretende desenvolver e com as áreas de intervenção comunitária e de apoio às políticas públicas a implementar.

Neste âmbito, a Federação Portuguesa de Futebol vai realizar a quinta edição do curso de Formação de Directores das Entidades Formadoras.

A formação decorrerá nos dias 21, 23, 28 e 30 de Setembro, 7, 12, 14 e 19 de Outubro, das 20h00 às 23h00 em regime e-learning (ensino à distância).

O curso é especificamente orientado para os directores das entidades formadoras com o propósito de os dotar de conhecimentos e competências necessárias ao exercício das suas funções e o favorecimento da sua capacidade de organização, inovação, qualidade e competitividade.

Face ao interesse crescente dos clubes portugueses em envolverem-se no processo de certificação, a FPF entendeu que seria da maior importância a criação de uma oferta formativa que permitisse um melhor entendimento dos critérios e dos vários sub-critérios em que assenta o cumprimento desse processo de certificação das entidades formadoras.

Uma segunda acção, relaciona-se com o Curso sobre Ética Desportiva, em parceria com o Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa.

Esta formação será dividida em três sessões (10 e 17 de Outubro no pólo do Porto da Universidade Católica Portuguesa e 24 de Outubro na Cidade do Futebol), procurando que os seus participantes obtenham conhecimentos alargados sobre a aplicação concreta da ética na prática desportiva.

A formação dividir-se-á em sete módulos. As temáticas a abordar são os “Fundamentos da Ética e da Moral”, “Ética aplicada ao desporto”, “Ética, saúde e desempenho desportivo”, “Ética desportiva e Direito”, “Modelos de deliberação ética”, “Ética e sociedade: factores influenciadores da decisão ética” e “Integridade desportiva”.

O curso incluirá sessões com a participação de um vasto e prestigiado painel de académicos das mais reputadas instituições de Ensino Superior Nacionais, para além do contributo de conceituados professores e especialistas provenientes da Federação Portuguesa de Futebol, da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) e do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) onde se incluem Ana Marques (Assessora Jurídica da Unidade de Integridade e Compliance da FPF), Ana Sofia Carvalho (Professora Associada com agregação no Instituto de Bioética da UCP), António Jácomo (Professor Investigador do Instituto de Bioética da UCP), António Júlio Nunes (Director Executivo da Autoridade Antidopagem de Portugal – ADoP), Carlos Costa Gomes (Professor e Investigador do Instituto de Bioética da UCP), Joana Araújo (Professora e Investigadora do Instituto de Bioética da UCP), João Oliveira (Secretário Geral do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol); José Carlos Lima (Coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto), José Manuel Meirim (Professor de Direito do Desporto), Marta Cruz (Directora Jurídica da FPF) e Rute Soares (Coordenadora da Unidade de Integridade e Compliance da FPF).

Para aceder ao catálogo para esta formação e operacionalizar as respectivas inscrições, os interessados deverão consultar a página da Federação Portuguesa de Futebol/Portugal Football School (PFS).

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.