Quinta-feira 02 de Maio de 2024

Os Jogos Olímpicos no pós Covid-19

Tokyo_2020_Olympics_logo_newDe acordo com a informação emitida pelo Comité Olímpico de Portugal, a Comissão de Coordenação do Comité Olímpico Internacional (COI) e o Comité Organizador de Tóquio 2020 acordaram, esta sexta-feira, uma série de medidas no sentido de adequarem os Jogos Olímpicos a um mundo pós-covid-19.

Desenvolvidas em resposta ao adiamento dos Jogos deste ano devido à pandemia, mais de cinquenta medidas foram projectadas para maximizar a economia de custos e aumentar a eficiência na organização de Tóquio 2020.

A Comissão de Coordenação dividiu a lista de medidas em quatro categorias principais: partes interessadas; a infra-estrutura; promoção e outras áreas de interesse.

As medidas iniciais incluem a redução do pessoal entre os participantes nos Jogos, agilizando os serviços de transporte, ajustando a presença dos espectadores nos locais de competição e remarcando uma série de reuniões pré-Jogos para o formato online.

O presidente da Comissão de Coordenação de Tóquio 2020, John Coates, confia que o “Modelo de Tóquio” não só permitirá realizar os Jogos adequados a um mundo pós-corona, como se tornará um projecto que beneficiará os futuros Comités Organizadores por muitos anos.

O presidente do Tóquio 2020, Mori Yoshiro, acrescentou que, “considerando o estado actual do mundo, discutimos como seremos capazes de realizar uns Jogos seguros que possam conquistar a compreensão do público nestes tempos desafiadores. Este processo beneficiará a sociedade do futuro – tornando-se um modelo para eventos globais à medida que as pessoas se habituem a viver no novo normal. Faremos todos os esforços para garantir que os Jogos de Tóquio 2020 sejam um legado.”

As medidas foram desenvolvidas com o apoio do Comité Paralímpico Internacional, Comité Organizador de Tóquio 2020, Governo Metropolitano de Tóquio e Governo do Japão. Contribuições importantes também foram dadas pelos Comités Olímpicos e Paralímpicos Nacionais, Federações Internacionais, detentores dos direitos de transmissão televisiva, media e parceiros.

Com essas medidas agora acordadas, Tóquio 2020 começará a estimar a economia de custos provisória que pode ser alcançada, com o objectivo de fornecer uma actualização na reunião da Comissão Executiva do COI em Outubro.

A Comissão de Coordenação do COI também recebeu uma actualização sobre o planeamento de medidas anti-Covid-19, considerando cenários potenciais que podem ocorrer durante os Jogos no próximo ano.

As possíveis medidas anti-Covid-19 foram agrupadas em sete áreas: viagens / acesso ao Japão; distanciamento físico; equipamento de protecção individual / limpeza; alimentos e bebidas; teste / rastreio / isolamento; informações e vacinas.

A Comissão informou que, à medida que as medidas anti-Covid-19 são desenvolvidas e revistas, discussões importantes continuarão a ser conduzidas com foco nos atletas, pessoal relacionado com os Jogos e espectadores.

Face à “latitude” da actual pandemia, onde ninguém consegue prever o que vai acontecer no dia-a-dia, é bom que se esteja “preparado em permanência” para quaisquer eventualidades que surjam, para que os Jogos de Tóquio’2020 sejam uma realidade absoluta.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.