Sexta-feira 29 de Março de 2024

Quase dois mil candidatos aos AIPS Sports Media Awards’2020

A AIPS (Associação Internacional de Imprensa Desportiva) recebeu 1.871 candidaturas, em 34 idiomas e provenientes de 129 países – tendo fixado um novo recorde para esta terceira edição – para os AIPS Media Awards’2020, encerrado o período destinado à recepção dos trabalhos que cada jornalista quis apresentar a concurso.

AIPS-PrémiosMedia2020-16-11-2020Aguarda-se a divulgação dos candidatos para se saber se estará algum português na lista.

Num ano extraordinariamente complicado devido à pandemia provocada pelo Covid-19, sem dúvida que os jornalistas dos 129 países muito trabalharam para que conseguissem “matéria prima” para apresentarem a concurso, que entrou na fase de apreciação das propostas para os melhores textos, os melhores vídeos, as melhores reportagens em rádio, entre outros prémios especiais.

Na primeira edição (2018) deram entrada 1.271 apresentações de 119 países e, em 2019, o número subiu para1.746 provenientes de 125 países, cifrando-se agora em 153 nacionalidades na origem dos autores.

Dos 129 candidatos aos vários troféus, 39 são da Europa, 34 de África, 28 da Ásia, 26 da América e 2 da Oceânia.

Os prémios são uma celebração dos jornalistas desportivos que produzem o melhor e mais criativo conteúdo em todo o mundo.

Em Abril passado, quando no início da pandemia, a AIPS colocou a hipótese, face ao rumo “catastrófico” que a pandemia estava a levar, de o desporto se estar a acabar, mas que o jornalismo não. Nestes tempos excepcionais, foi imposta outra prova para o jornalismo, que acabou por vencer, ainda que não se saiba o que vai restar depois desta segunda “onda” da vaga do coronavírus.

Os trabalhos apresentados vão competir em nove categorias diferentes, com cinco fases distintas (primeira projecção, primeira selecção, primeira votação, segunda votação, votação final) para que se chegue aos vencedores e consequente entrega de prémios aos três melhores em cada categoria, que vai decorrer em Fevereiro ou Março de 2021.

A votação final terá lugar no dia anterior ao dia da cerimónia, ainda a definir.

Para as oito categorias de prémios (Acção, Portefólio), Texto (Melhor Coluna, Melhor peça em cor), Audio e Video (Curto, Perfil de Atleta, Documental), existem prémios num total de 104.000 US Dólares (8.000 para o vencedor, 3.000 para o 2º e 2.000 para o terceiro classificado de cada categoria).

Nas categorias de Jovens Repórteres, com menos de 30 anos (Radiodifusão, Fotografia e Texto), serão atribuídos bolsas que permitirão aos vencedores assistir a um evento internacional.

No entanto, todos os participantes terão direito a um Certificado.

Com vista a maximizar o impacto positivo que o prémio pode produzir na carreira de alguém, serão entregues certificados especiais às obras melhor classificadas em cada continente.

A AIPS publicará, periodicamente, as classificações do top 25 e top 10, antes de anunciar os três finalistas de cada categoria.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.