Terça-feira 23 de Abril de 2024

Portugal já conhece quem vai defrontar na fase de apuramento para o Mundial’2022

Equipa das Quinas vai defrontar as selecções da Sérvia, República da Irlanda, Luxemburgo e do Azerbaijão, que integram o grupo de apuramento para o Mundial’2022, cujos jogos decorrerão no decorrer do ano de 2021.

FPF / DR

FPF / DR

O sorteio da fase de apuramento europeia realizou-se esta segunda-feira, na sede da FIFA, em Zurique (Suíça). A cerimónia realizou-se sem representantes das 55 federações-membro da UEFA devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

A equipa portuguesa, que estava no lote de cabeças de série, foi incluída no grupo A, juntamente com as congéneres da Sérvia (30º no ranking), da República da Irlanda (42º), do Luxemburgo (98º) e do Azerbaijão (109º).

Foram constituídos cinco grupos de seis equipas e outro com cinco formações.

Os vencedores dos agrupamentos apuram-se directamente para a fase final, enquanto os segundos classificados vão disputar os ‘play-offs’ de apuramento, aos quais se juntarão dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se directamente para o Mundial2022 ou para os ‘play-offs’.

Destas doze equipas presentes nos ‘play-offs’, que serão disputados em Março de 2022, sairão os últimos três representantes europeus na competição. A qualificação decorrerá entre Março e Novembro de 2021, e os ‘play offs’ em Março de 2022.

O Mundial no Qatar terá lugar entre os dias 21 de Novembro e 18 de Dezembro.

Recorde-se que Portugal já esteve em sete Campeonatos do Mundo: Inglaterra (1966), México (1986), Coreia do Sul e Japão (2002), Alemanha (2006), África do Sul (2010), Brasil (2014) e Rússia (2018).

Fernando Santos, o seleccionador nacional, reagiu ao resultado do sorteio, tendo referido que “esta análise é muito teórica. Temos de ver qual é o calendário também porque vamos já jogar em Março. Se forem adversários que defrontámos recentemente serão melhores para nós porque os conhecemos melhor e isso pode ajudar-nos na análise. No caso das equipas que não defrontámos – Irlanda e Azerbaijão – teremos de procurar outros meios para as podermos conhecer. Se Portugal quer ser candidato a Campeão do Mundo, tem de passar esta fase de grupos.”

FPF-Mundial2022-07-12-2020

FPF

Acrescentou depois que “se olharmos apenas para o plantel e os jogadores, a Sérvia é um país de elite. Os jogadores estão nos melhores campeonatos europeus, nos melhores clubes. Tem sempre um conjunto de elevadíssima qualidade. Mas sabemos que também têm dificuldade em compatibilizar a qualidade de todos os jogadores em campo. Quando não apresenta essa fragilidade é uma equipa muito poderosa. O importante é estarmos preparados para os jogos”, prosseguindo que “temos de trabalhar bem a partir de agora, conhecer bem os adversários, fazer uma viagem longa…essas são questões que temos de trabalhar bem porque vamos jogar de três em três dias. Uma viagem ao Azerbaijão é sempre uma questão que pode atrapalhar a questão logística. Estas coisas são muito importantes. Temos de respeitar os adversários - pensarmos que isto já está ganho seria o nosso maior erro - mas com a confiança que existe, temos capacidade para seguir em frente.”

Frisou também que “Portugal é o grande favorito deste grupo. Se nós agora não nos assumíssemos como favoritos o que havíamos de fazer? Temos de ficar em primeiro lugar.”

Mais à frente, salientou que “o futebol da República da Irlanda é muito difícil. Defendem muito bem, são fortíssimos no contacto físico, fazem sempre a vida difícil à maior parte das equipas que defrontam. Em termos de qualidade individual, técnica, capacidade de improvisação…não é o seu modelo, não são as suas características. Isto tem que ver com a formação também. Com estas equipas existe sempre a questão do relvado – seria importante estar bom, mesmo no inverno. Agora, se tivermos de jogar com lama também o faremos. Foi o que fizemos no Luxemburgo e voltaremos a fazê-lo caso seja necessário com estes adversários.”

Concluiu dizendo que “acho que deve ser um objectivo de Portugal chegar a este Campeonato do Mundo em condições e com confiança que o pode vencer. Seria a cereja no topo do bolo para este país.”

 

A Sérvia esteve duas vezes em fases finais de Mundiais (2018 e 2010), sendo que em ambas se ficou pela fase de grupo. Já a República Irlanda atingiu os quartos-de-final do Mundial Itália-90, tendo estado em mais dois mundiais.

Luxemburgo e Azerbaijão nunca participaram em fases finais de Mundiais ou Euro, mas, curiosamente, estiveram no mesmo grupo da Liga C da Liga das Nações 20/21: os luxemburgueses venceram 2-1 no Azerbaijão, em Setembro, tendo-se registado um empate sem golos no Luxemburgo, a 17 de Novembro.

Portugal busca a sua oitava presença em fases finais de Mundiais, depois de ter atingido o terceiro lugar em 1966, o quarto em 2006, os oitavos em 2018 e 2010 e a fase de grupos em 2014, 2002 em 1986.

A Selecção lusa esteve presente nas últimas cinco fases finais de Mundiais, procurando, assim, assegurar a sexta presença consecutiva.

Frente à Sérvia, Portugal soma três vitórias e três empates em seis jogos.

Em fases de qualificação:

Para qualif Euro-2008: Portugal-Sérvia, 1-1; Sérvia-Portugal, 1-1

Para qualif Euro-2016: Portugal-Sérvia, 2-1; Sérvia-Portugal, 1-2

Em fases finais:

Fase grupos Liga Nações 2019: Portugal-Sérvia, 1-1; Sérvia-Portugal, 2-4

Diante da República da Irlanda, em 13 partidas, Portugal soma sete triunfos, com dois empates e quatro derrotas.

Em fases de qualificação:

Para qualif Euro-96: Irlanda-Portugal, 1-0; Portugal-Irlanda, 3-0

Para qualif Mundial-2002: Portugal-Irlanda, 0-0; Irlanda-Portugal, 1-1

Com o Luxemburgo, em 17 partidas Portugal soma 15 triunfos, um empate e uma derrota. Os últimos dois duelos com os luxemburgueses foram para a qualificação para o Euro-2020: vitória em Lisboa por 3-0 e triunfo no Luxemburgo por 2-0, no jogo que valeu a qualificação.

Em fases de qualificação:

Para qualif Mundial-62: Portugal-Luxemburgo, 6-0; Luxemburgo-Portugal, 4-2

Para qualif Mundial-90: Portugal-Luxemburgo, 1-0; Luxemburgo-Portugal, 0-3

Para qualif Mundial-2006: Portugal-Luxemburgo, 6-0; Luxemburgo-Portugal, 0-5

Para qualif Mundial-2014: Portugal-Luxemburgo, 3-0; Luxemburgo-Portugal, 1-2

Para qualif Euro-2020: Portugal-Luxemburgo, 3-0; Luxemburgo-Portugal, 0-2

Com o Azerbaijão, Portugal soma cinco triunfos e um empate em seis jogos realizados.

Em fases de qualificação:

Para qualif Euro-2000: Portugal-Azerbaijão, 7-0; Azerbaijão-Portugal, 1-1

Para qualif Euro-2008: Portugal-Azerbaijão, 3-0; Azerbaijão-Portugal, 0-2

Para qualif Mundial-2014: Portugal-Azerbaijão, 3-0; Azerbaijão-Portugal, 0-2

O vencedor de cada um dos 10 grupos apura-se directamente para a fase final, enquanto os segundos classificados vão disputar os ‘play-offs’ de apuramento, aos quais se juntarão dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se directamente para o Mundial2022 ou para os ‘play-offs’.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.