Sábado 04 de Maio de 2024

Seis jornalistas portugueses candidatos aos AIPS Sport Media Awards’2020

A terceira edição dos AIPS Sport Media Awards registou um total excepcional de 1.871 inscrições de 129 nações do globo terrestre, dos quais seis são jornalistas e repórteres fotográficos.

AIPS-Prémios-Europa-02-02-2021De acordo com a lista publicada pela AIPS (Associação Internacional de Imprensa Desportiva), o jornalista da SportTv Ivo Costa é um dos concorrentes, que repete a presença depois de 2019 se ter estreado com um vídeo relativo à história de uma atleta paralímpica, concorrendo este ano na categoria de “Video Athlete Profile”.

Estreias em absoluto, ao prémio de 2020, são:

- David Novo (Jornal Record), que apresentou dois trabalhos, um para o “Video Short Feature” e outro na categoria de “Writing Best Colour”;

- António Vale (Freelancer) concorre para o melhor “Photography Sport Action”;

- Rafael Raimundo (Região de Cister), na categoria de “Writing Best Column”;

- Cláudia Oliveira (O Jogo), na categoria de “Writing Best Colour”;

- Filipe Amorim (Freelancer), na categoria de “Young Reporters Photography”

No capítulo da Europa, 473 são os candidatos, que apresentaram 711 trabalhos (alguns são concorrentes a mais do que um trabalho, numa ou outra categoria), sendo o continente com maior presenças, seguido da América (422), África (377), Ásia (316) e Oceânia (45), correspondendo aos Cinco Continentes do Globo Terrestre, pelo que torna este prémio o mais global da indústria do jornalismo desportivo.

Ainda em relação à Europa, a AIPS recebeu 711 inscrições de países europeus, desfrutando de um aumento de 11% em relação ao ano passado, com Reino Unido, Alemanha e Itália a ocupar os três primeiros lugares em termos de participação.

Quatro novos países europeus juntaram-se para celebrar a excelência da mídia esportiva: Sérvia, Noruega, Bósnia-Herzegovina e Albânia.

Concluída a primeira fase, o segundo passo é a escolha, por um júri nomeado para o efeito, de alguns dos melhores de cada categoria, que serão apresentados ao júri final para a escolha dos vencedores e restantes elementos que comporão o pódio.

Na segunda fase, a votação é feita exclusivamente pelos membros do Comité Executivo, formado por 24 personalidades de diferentes países, que elaborará uma lista muito mais restrita de candidatos.

Na terceira e na quarta fase, um júri composto por 12 membros representantes da indústria dos médias desportivos oriundos dos cinco continentes seleccionará os dez primeiros listados e, na sequência, escolherá os três primeiros que serão premiados na referida Gala.

Nesta quarta-feira, serão avaliados os trabalhos apresentados ao concurso de fotografia; na quinta-feira será a vez dos trabalhos relativos a vídeo; na sexta-feira os que se relacionam à escrita; no sábado os que se relacionam com os jovens repórteres e, no domingo, os que se referem ao Audio, de acordo com as informações veiculadas pela AIPS, nesta terça-feira, ainda não se sabendo a forma de entrega dos prémios.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.