Sexta-feira 29 de Março de 2024

Notável lote de protagonistas no Millennium Estoril Open’2021

Fernando Correia / CN

Fernando Correia / CN

O Millennium Estoril Open’2021, que foi apresentado esta terça-feira, vai contar com um elenco de luxo e a presença recorde de cinco tenistas do top 20 – numa mescla entre jovens e veteranos – no que será a sexta edição do principal torneio da modalidade que se efectua em Portugal.

Para este ano, há a destacar as estreias de Diego Schwartzman (9º ATP) e Cristian Garin (20º) e os regressos de Gael Monfils (14º), Pablo Carreño-Busta (15º e campeão da prova em 2017) e Fabio Fognini (17º), sem esquecer Richard Gasquet (vencedor em 2015) e, em especial, o melhor português de sempre, João Sousa  (campeão em 2018), esperando-se que recupere a “alma” de outros tempos (é o actual 103º do ATP).

Organizado pela 3LOVE com um prize-money de 481 mil euros, o maior evento tenístico português tem lugar entre 24 de Abril e 2 de maio e vai decorrer sob condições muito especiais, sem público presente no recinto e em segurança máxima, depois de em 2020 ter sido impossível a sua realização devido à pandemia que então provocou uma interrupção de seis meses no circuito de ténis profissional.

Fernando Correia / CN

Fernando Correia / CN

Para João Zilhão, “vamos ter um torneio excelente e com um recorde de cinco tenistas no top-20, pese embora a nossa missão para este ano seja dificultada pelas circunstâncias conhecidas de todos, mas que, para nós, era essencial realizar o evento em 2021 e mostrar que estamos de volta”.

O CEO da organização, adiantou ainda que “o Millennium Estoril Open não pode dar-se ao luxo de não se jogar em dois anos consecutivos sob pena de colocar em causa a sua futura permanência no calendário do ATP Tour. Infelizmente, não poderemos contar com os aficionados que normalmente esgotam as bancadas do Clube de Ténis do Estoril, mas estamos a trabalhar para que os adeptos de ténis por esse mundo fora possam acompanhar todas as incidências da prova e o perfume do concelho de Cascais por via digital, disponibilizando para isso os melhores meios e os melhores conteúdos”.

João Zilhão salientou também que “para a realização da sexta edição do Millennium Estoril Open foi vital o apoio prestado pela família de patrocinadores, que manteve a confiança no projecto. Sem eles seria impossível manter este histórico evento vivo em Portugal”, referindo-se especificamente à Câmara Municipal de Cascais e ao Millennium bcp, enquanto parceiros fundadores do projecto em 2015, que se mantêm como principais suportes.

Fernando Correia / CN

Fernando Correia / CN

Culminou a intervenção ao afirmar que “não posso deixar de agradecer a todas as entidades que estão connosco, reconhecendo todas as mais-valias que podemos proporcionar num contexto tão especial e investindo claramente num futuro que se pretende de regresso à normalidade”.

Soube-se, esta segunda-feira, que o primeiro (dos três wildcards) foi entregue ao campeão português João Sousa, precisamente no dia em que comemorou o 32º aniversário, enquanto os restantes dois convites só serão conhecidos mais perto do sorteio do quadro principal, que terá lugar às 15 horas do dia 24 de Abril, o sábado que dá início à fase de qualificação.

A lista dos jogadores escolhidos é composta pelos seguintes elementos (indicando-se também o lugar no ranking ATP):

1. Diego Schwartzman (Argentina) – 9.º

2. Gael Monfils (França)- 14.º

3. Pablo Carreño-Busta (Espanha)- 15.º

4. Fabio Fognini (Itália)- 17.º

5. Cristian Garin (Argentina)- 20.º

6. Ugo Humbert (França)- 30.º

7. Benoit Paire (França)- 33.º

8. Filip Krajinovic (Sérvia)- 35.º

9. Alexander Bublik (Cazaquistão)- 44.º

10. Albert Ramos-Vinolas (Espanha) – 47.º

11. Jérémy Chardy (França)- 49.º

12. Richard Gasquet (França)- 50.º

13. Lloyd Harris (África do Sul)- 52.º

14. Alejandro Davidovich Fokina (Espanha)- 55.º

15. Cameron Norrie (Grã-Bretanha) – 56.º

16. Frances Tiafoe (EUA)- 58.º

17. Jordan Thompson (Austrália)- 60.º

18. Pablo Andujar (Espanha)- 61.º

19. Fernando Verdasco (Espanha)- 72.º

Como “alternates” estão convocados:

20. Pablo Cuevas (Uruguai)- 73.º

21. Pierre-Hugues Herbert (França) – 74.º

22. Corentin Moutet (França)- 75.º

23. Soonwoo Kwon (Coreia) – 79.º

24. Federico Delbonis (Argentina)- 80.º

25. Lucas Pouille (França)- 81.º

De referir, ainda, que aos 19 tenistas com entrada directa se juntarão dois Special Exempt (ou dois alternates, caso não haja jogadores nessa situação), quatro qualifiers e dois wild-cards, sendo que a definição de todos os protagonistas (nesta primeira apresentação) será feita nesta terça-feira.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.