Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Dia Mundial da Actividade Física e Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz comemoram-se esta terça-feira

Direitos Reservados

Direitos Reservados

Esta segunda-feira (6 de Abril), o IPDJ vai levar a efeito uma sessão (em livestreaming), na página de Facebook com início pelas 11h00 para assinalar o Dia Mundial da Actividade Física. O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, marca presença na Tribuna de Honra do Estádio Nacional, no Centro Desportivo Nacional do Jamor, assegurando a abertura deste evento, no qual será apresentado o Roteiro Nacional do Desporto, iniciativa  que pretende enquadrar um novo momento de implementação de projectos sustentáveis, articulados entre parceiros de diferentes sectores da sociedade alinhados no quadro do Programa de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal 2021-2026, que o Governo de Portugal anunciou especificamente para o sector do Desporto.

Depois da apresentação haverá lugar a um debate sobre «Desporto para Todos: Novos desafios na promoção do desporto e actividade física» no qual participam: Sónia Paixão, Vice-Presidente do IPDJ; Susana Feitor, ex-atleta olímpica; José Patrício, Presidente da Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal e Gonçalo Santos, Coordenador do Projecto «Futebol de Rua» da Associação Cais.

O Dia Mundial da Atividade Física pretende promover a prática da actividade física, assim como sublinhar os benefícios da realização regular de exercício físico. É uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e nasceu como forma de luta contra o sedentarismo, um dos principais factores de risco de morte em todo o mundo.

A OMS estima que a inactividade física seja responsável por mais de três milhões de óbitos por ano.

Neste mesmo dia, comemora-se também o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz, data que foi instituída pela ONU em Agosto de 2013. Foi escolhido o dia 6 de Abril já que foi neste dia que se iniciou a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas, em 1896, tendo sido celebrado pela primeira vez em 2014, dia que pretende aumentar a consciencialização sobre o alcance, popularidade e fundamento de valores positivos do desporto

Para além dos temas comummente referidos, importa ainda salientar que a decisão da ONU de criar este dia integra ainda, todos os anos, a homenagem a um cidadão desportista que se entenda como um modelo exemplar para o respectivo país.

Em Portugal o modelo foi o Prof. Mário Moniz Pereira, numa iniciativa promovida pelo Desportivo Operário do Rangel (organizador da Corrida de São Silvestre da Amadora), que foi o pioneiro da iniciativa em Portugal (2014), em que atribuiu ao Grande Mestre o troféu de “Prestígio ao Mérito”, como a imagem recorda.

E a propósito de Moniz Pereira, recorda-se ainda que o técnico dos campeões comemoraria em 11 de Fevereiro passado os 100 anos de vida se ainda estivesse vivo nesta altura.

Mas nós e alguns milhões ainda o temos no espirito e na memória colectiva esta figura das mais prestigiantes do desporto português em toda a sua história. Que esteja em paz!

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.