Sexta-feira 14 de Maio de 2021

Liga 3 – A nova competição Federação de Futebol arranca em este ano

Segundo revelou a Federação Portuguesa de Futebol no seu site, a Liga 3 vai arrancar na próxima temporada e já  é conhecido o formato da competição.

FPF-Liga3-08-04-2021Na época de estreia, participarão 24 clubes (22 clubes oriundos Campeonato de Portugal mais dois que descem da Liga Portugal 2 SABSEG), que vão ser divididos em dois grupos para disputar a 1.ª Fase – Série Norte e Sul – a duas voltas.

A segunda fase é composta pela Fase de Apuramento de Campeão, onde estarão os primeiros quatro classificados de cada série da 1.ª Fase, e pela Fase Manutenção e Descida, integrada pelas outras 16 equipas (do 5.º ao 12.º classificados das duas séries da 1.ª Fase).

No que diz respeito à Fase Apuramento de Campeão, disputada também a duas voltas e ordenada em duas séries, os líderes de cada grupo sobem directamente à Liga Portugal 2 SABSEG e marcam encontro para se conhecer o campeão da Liga 3, a disputar a duas mãos.

Os dois emblemas que terminem esta Fase Apuramento de Campeão em 2.º lugar das respectivas séries vão disputar um playoff, também a dois jogos. O vencedor desse duelo vai jogar outro playoff, desta feita com o antepenúltimo classificado da Liga Portugal 2 SABSEG, para se apurar a outra equipa a marcar presença no 2.º escalão do futebol português.

Quanto à Fase Manutenção e Descida, as equipas serão divididas em quatro séries, disputada também a duas voltas, e serão incorporadas com bonificação de pontos. Ou seja, os 5.ºs classificados da 1.ª Fase transitam com 8 pontos, os 6.ºs iniciam com 7, os 7.ºs com 6 e assim sucessivamente até ao 12.º, que irá arrancar com 1 ponto. A maior diferença pontual que existirá entre os conjuntos de cada série é de 6 pontos.

Os últimos classificados de cada uma das quatro séries descem de divisão. Em sentido contrário, do Campeonato de Portugal irão subir quatro emblemas.

Da sua responsabilidade, a Federação Portuguesa de Futebol já decidiu.

Segue-se a parte principal, que se relaciona com as I e II Ligas, onde entram as equipas profissionais, que terá que definir, de vez, quantas equipas estarão na Liga principal e na secundária, aliás como esta quinta-feira aqui referimos (e divulgamos) as propostas da Liga Portugal, ontem apresentadas publicamente.

© 2021 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.