Terça-feira 19 de Março de 2024

Portugal e França promovem intercâmbio de árbitros de Futebol

 

DR / JCMyro

DR / JCMyro

De acordo com a notícia veiculada pela Federação Portuguesa de Futebol (via site), Portugal e França vão promover um intercâmbio de árbitros no seguimento do entendimento estabelecido entre os órgãos que gerem a actividade do sector nos dois países.

Considerado um passo importante para a evolução dos árbitros dos dois países, esta medida enquadra-se numa perspectiva de formação e aquisição de experiência internacional pelos árbitros portugueses e franceses.

O intercâmbio abrange os campeonatos das ligas profissionais dos dois países e envolve equipas de arbitragem de campo e de VAR, sempre que a nomeação for para uma prova que recorra a esta tecnologia.

Os responsáveis pelos conselhos de arbitragem de Portugal e França encaram esta medida, que não é inédita, como um passo importante para a evolução dos seus árbitros.

José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, assinalou a importância deste protocolo e referiu que “o nosso objectivo é oferecer aos árbitros as melhores condições que contribuam para a sua evolução, seja no âmbito da formação, do conhecimento, da tecnologia, mas também noutras dimensões. Nesse sentido, a oportunidade que proporcionamos a nível de experiências internacionais é muito importante para o crescimento dos nossos árbitros”.

Por seu lado, Pascal Garibian, director do departamento de arbitragem da Federação Francesa de Futebol, salientou que “desde há alguns anos, a Federação Francesa de Futebol mobiliza recursos significativos com o objectivo de colocar os árbitros profissionais nas melhores condições em termos de preparação e desempenho. As nomeações para competições internacionais comprovam o sucesso desta política. A colaboração com a Federação Portuguesa, no seu conjunto, traduz este esforço de excelência na arbitragem e para o qual a FFF se comprometeu.”

Assim sendo, basta aguardar que o processo real se inicie para que se analise os prós e os contras da medida ora apresentada.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.