Segunda-feira 21 de Junho de 2021

Inovação e Diplomacia no Desporto apresentados em Cimeira Argentina

DR

DR

O presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco, participou, nesta quarta-feira (12 de maio), na Cimeira de Desporto 2021 – Argentina.

Com a participação de vários países latino-americanos, a presença do responsável máximo do IPDJ cumpriu igualmente a representação da União Europeia, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia (PPUE 2021).

O terceiro e último dia do evento teve como tema “Os desafios do desporto em pandemia” e assentou na premissa sublinhada, na apresentação, pela Secretária de Estado do Desporto da Argentina, Inés Arrondo: como superar da melhor maneira o contexto pandémico, reconhecendo que os princípios do desporto como cooperação e solidariedade serão relevantes.

Vítor Pataco, na sua intervenção, começou por referir que a Europa deverá manter-se solidária e inclusiva, aberta ao Mundo, incluindo a comunidade ibero-americana, assinalando em seguida as cinco linhas de acção da PPUE 2021: Europa resiliente, social, verde, digital e global.

No que ao desporto diz respeito, as prioridades assentam na inovação e na diplomacia.

“O desporto é reconhecido como uma área de inovação, por excelência, devido à sua capacidade de mudança com base nas tendências tecnológicas e sociais. Além disso, diferentemente de outras áreas, os actores desportivos como atletas, treinadores, professores, voluntários, têm um papel de relevo na promoção da inovação. Quanto à temática da diplomacia desportiva, entendemo-la como mais uma via para construir pontes entre povos e culturas. Com efeito, o Desporto pode ser encarado como uma linguagem universal compreendida em todas as latitudes do globo”, sublinhou Vítor Pataco na sua intervenção.

Foram ainda anunciados os três eventos, e respectivas temáticas, que Portugal irá levar a cabo até ao final de Junho, na área do desporto, no âmbito da PPUE 2021: reunião de Directores-Gerais do Desporto da União Europeia (dia 2); a Conferência de Diplomacia Desportiva (dias 3 e 4; e o Seminário de Inovação no Desporto (16 e 17).

Do painel, para além de Vítor Pataco, foram ainda oradores Roberta Andraghetti (Organização Mundial da Saúde); Neven Ilic (Panam Sports); e Andrés Morales (UNESCO).

 

© 2021 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.