Quarta-feira 24 de Abril de 2024

AIPS debateu jornalismo de investigação via webinar

AIPS-JornalismoInvestigação-25-05-2021O proeminente jornalista alemão Hajo Seppelt, cujas investigações revelaram o suposto doping patrocinado pelo Estado na Rússia em 2014 – um dos maiores escândalos da história do desporto, foi um dos palestrantes na sessão global da faculdade sobre jornalismo de investigação, promovido pela AIPS-Associação Internacional de Imprensa Desportiva.

Seppelt, ao lado da queniana Idah Waringa e do suíço Patrick Oberli, estabeleceram, por meio das suas experiências, o papel do jornalismo no combate à corrupção no desporto e compartilhou algumas das principais habilidades necessárias para cobrir questões como a manipulação de resultados, racismo e doping, bem como os riscos envolvidos.

Seppelt, que passou grande parte de sua carreira profissional expondo o doping e a corrupção no desporto, referiu no 80º Congresso AIPS em 2017  que “na minha opinião, o jornalista não existe para ser companheiro ou adepto dos desportos, mas para ser o cão de guarda do desporto”.

Waringa e Oberli receberam o Prémio Especial de Reportagem Investigativa no AIPS Sport Media Awards 2020 por “The Football Con” e “Fixed, A Football Comedy”, respectivamente, enquanto ”Doping Top Secret: The Lord of the Lifters” , de Seppelt , foi o segundo na categoria Vídeo Documentário.

“O jornalismo de investigação deve ser encorajado e protegido. O trabalho feito pelos colegas que arriscam a própria carreira, senão a vida, para desvendar as distorções do mundo do desporto é fundamental para toda a profissão. Acreditamos na nossa liberdade e independência, hoje mais do que nunca ”, disse o presidente do AIPS, Gianni Merlo.

Hajo Seppelt é um jornalista e escritor alemão, nascido em 1963, em Berlim. É considerado um especialista em doping no desporto alemão e internacional. Autor, repórter e comentarista da ARD Das Erste (o principal canal de TV nacional da Alemanha), das emissoras regionais da ARD e da rádio pública nacional da Alemanha Deutschlandfunk, cobriu os Jogos Olímpicos, verão e inverno, bem como outros grandes eventos desportivos.

Idah Waringa é uma jornalista e documentarista de 32 anos, nascida e também residente em Nairóbi, Quénia, sendo funcionária do Nation Media Group e freelance para a Al Jazeera English, entre outras publicações.

Patrick Oberli é um jornalista de investigação, de 52 anos, nascido em Delemont, Suíça. Actualmente trabalha para o Le Matin e especializou-se em integridade desportiva. É apaixonado pelo desporte e seus aspectos sociais, económicos, políticos e também seus excessos.

Desde 2018 é o editor-chefe adjunto da Agence SportCenter em Lausanne e membro da European Investigative Collaborations for Football Leaks.

Ao longo de duas horas foram debatidos os assuntos base previstos no programa, assentes em que ser jornalista desportivo requer habilidade e um grande sentido de responsabilidade, pelo que a AIPS aproveitou, sob a batuta do presidente, o italiano Gianni Merlo, para esclarecer como construir uma rotina sólida, por via da investigação, porque ser um jornalista de investigação deve aprender primeiro o valor da ética.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.