Quarta-feira 24 de Abril de 2024

Yolanda Hopkins garantiu lugar entre as oito melhores surfistas e Andebol ainda pensa no apuramento

COP

COP

A surfista Yolanda Hopkins apurou-se para os quartos-de-final da competição de Surf – o que garante, no mínimo, um oitavo lugar, no que será o terceiro Diploma para Portugal – enquanto a selecção de Andebol, ao vencer o Barhain, continua a mostrar garra para se apurar para a fase seguinte, faltando apenas mais um triunfo.

Yolanda Hopkins destacou-se, esta segunda-feira, na Equipa Portugal ao garantir um lugar entre as oito melhores surfistas a participar nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, fazendo com que a história continue a ser escrita, esta terça-feira, na praia de Tsurigasaki, ante a sul africana Bianca Buitendag, em encontro agendado para a 01h24.

Teresa Bonvalot terminou a sua participação na competição, eliminada na 3.ª ronda pela brasileira Silvana Lima, que conseguiu 12,17 pontos contra os 7,50 (4,33 + 3,17) da portuguesa. Na estreia olímpica, Teresa Bonvalot obteve o 9º lugar, sendo a primeira a entrar no grupo dos meio-finalistas (16 primeiras) da Equipa Portugal.

No Andebol, a Equipa Portugal somou, esta segunda-feira, a primeira vitória (26-25), frente ao Bahrain, tendo iniciado o jogo a vencer, permitiu que o adversário se adiantasse no marcador e chegou ao intervalo em desvantagem (14-15), destacando-se um dado estatístico relativo à eficácia de remate, pelo que conseguiu o ponto de vantagem para ganhar.

COP-Toquio-AndebolBahrain-26-07-2021Paulo Pereira, seleccionador nacional, afirmou que “esta equipa do Bahrain tem um modelo de jogo extraordinário, ao nível do que são jogadores preparados para fazer o 1×1 e nós só conseguimos corrigir isso mesmo na parte final do jogo”, tendo acrescentado que “ainda não estamos prontos fisicamente para abordar jogos com esta intensidade, as questões do jet lag são difíceis de superar, porque estamos numa fase de encontrar a nossa estabilidade. Nós aqui podemos ganhar contra qualquer selecção mas também podemos perder com qualquer selecção”.

Portugal volta a entrar em campo no dia 28 de Julho (4ª feira), às 03h00, frente à Suécia, com transmissão na RTP1, seguindo-se (30/7 – 11h30) a Dinamarca e, no dia 1 de Agosto (1h00) o Japão, todos na RTP 2.

No Judo, Telma Monteiro não beneficiou de uma pontinha de sorte, porquanto foi afastada na segunda ronda pela polaca Julia Kowalcyk. O nulo no final do período regulamentar do combate obrigou à disputa do “golden score”, que apenas terminou ao fim de 5:31, com acumulação de castigos para a judoca da Equipa Portugal.

“Obviamente queria avançar mais na competição. Saí exausta, sinto que dei tudo o que tinha para dar”, desabafou Telma no final da competição, tendo garantido o 9º lugar.

Na 1.ª ronda, Telma Monteiro afastou a costa marfinense Zouleiha Abzetta Dabonne por ippon, aos 1:37, depois de ter marcado um wazari aos 41 segundos.

Na Natação, Tamila Holub e Diana Durães terminaram os 1.500 metros livres no 5.º e 6.º lugar, respectivamente, da terceira série de qualificações da prova. Tamila Holub completou a distância em 16.25,16, enquanto Diana Durães precisou de 16.29,15, resultados que não permitiram a passagem à final.

No total das cinco séries da distância, Tamila Holub foi 22.ª classificada e Diana Durães 23ª.

A mais rápida das eliminatórias foi a americana Kathleen Ledecky com o tempo de 15.35,35, o que corresponde a um novo recorde Olímpico.

No Ténis de mesa, Marco Freitas passou à terceira ronda do torneio singular ao vencer (4-3) o austríaco Daniel Habesohn, que lhe permitiu passar aos oitavos-de-final. O atleta da Equipa Portugal, recente medalha de bronze no Campeonato da Europa, entrou a vencer 11-7, mas o austríaco logo respondeu com um 11-3, empatando o encontro. Marcos Freitas fez depois 11-7 e 11-6, ganhando uma vantagem confortável de 3-1. Quando se perspectivava uma vitória no quinto set, Habesohn reagiu e venceu 13-11. A ganhar confiança, o austríaco empatou o encontro com um 11-2. Na sétima e derradeira partida, Marcos Freitas ganhou uma vantagem inicial de 5-0 e não permitiu a reacção do adversário, tendo vencido por 11-3.

Fu Yu também avançou para a 3.ª eliminatória do torneio de singulares femininos depois de vencer a indiana Sutirtha Mukherjee, por 4-0. A mesatenista da Equipa Portugal foi dominadora do princípio ao fim do encontro, conforme “explicam” os resultados das quatro partidas: 11-3, 11-3, 11-5, 11-5. Tudo se resumiu a 23 minutos, frente a uma adversária já conhecida, que lhe tinha ganho na liga indiana.

Tiago Apolónia enfrentou o indiano Kamal Achanta na 2.ª ronda do torneio olímpico de singulares masculinos, em Tóquio 2020, e perdeu em seis partidas (2-4). A entrada do atleta da Equipa Portugal foi fortíssima, com uma vitória na primeira partida, por 11-2.

Seguiu-se uma reacção de Achanta, que virou o marcador a seu favor, depois de 11-8 e 11-5.

Respondeu Tiago Apolónia com 11-9, empatando o encontro 2-2. O indiano voltou a ganhar vantagem na quinta partida, com um 11-6. Na sexta, houve equilíbrio até aos 9- 9, com o atleta indiano a fechar depois o encontro a seu favor.

Na Vela, no segundo dia de regatas da prova de Laser Radial, Carolina João subiu um lugar e está agora em 36.º lugar da classificação geral com 90 pontos net.

A velejadora da Equipa Portugal foi 28.ª na primeira regata do dia de hoje e 30ª na segunda. No topo da classificação geral está agora a norueguesa Line Flem Hoest com 7 pontos net.

Por último, Melanie Santos tomou parte na final do Triatlo, prova que foi adiada cerca de um quarto de hora para além do horário previsto (22h30), face a uma previsão de tufão para a zona onde se desenrolava a competição.

COP

COP

A triatleta portuguesa portou-se muito bem nos 1.500 metros de natação, tendo terminado na 22ª posição, com que entrou na prova de ciclismo (40 km), corrida que foi iniciada com chuva, piso molhado e que provocou algumas quedas, com Melanie a ficar no terceiro grupo, com alguns minutos de atraso em relação à cabeça do pelotão para a prova dos 10.000 metros finais, que ficou liderado por um grupo de quatro atletas que foi sendo reduzido desde que Flora Duffy (Bermudas) acelerou e ficou só na liderança, que manteve até final, tendo terminado com o tempo de 1h55m36s, confirmando-se como campeã olímpica.

Melanie Santos terminou num excelente 22º lugar, com mais 6m30s da vencedora, no que foi uma estreia assinalável desta jovem triatleta portuguesa.

Nesta terça-feira, 4º dia dos Jogos de Tóquio 2020, Marcos Freitas (2h00) estará na 3ª ronda no Ténis de Mesa, acompanhado de Fu Yu (8h30); o judoca Anri Egutidze (-81 kg) estará no tatami para a sua prova.

Na Natação, Francisco Santos estará nas eliminatórias dos 100 metros costas, enquanto Catarina Monteiro (200 metros) e José Paulo Lopes (800 metros livres) também estarão dentro da piscina.

Raquel Queiroz estará (7h) no BTT, a equipa equestre de Dressage estará na final (9h), com Yolanda Hopkins (5h) estará nos quartos-de-final no Surf.

Carolina João (4h) vai estar em mais uma regata do Laser R, assim como José Costa e Jorge Lima iniciarão a prova do 49er (6h45).

Boa sorte #Equipa Portugal

 

 

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.