Quinta-feira 28 de Março de 2024

Yolanda Hopkins e Equipa de Dressagem conquistaram Diplomas em Tóquio2020

COP-Toquio-Equestre-Diploma-27-07-2021A surfista Yolanda Hopkins e a Equipa de Dressagem (Equitação) tiveram um comportamento quase brilhante – só faltou uma medalha que reflectisse o brilho da exibição – no quarto dia dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, ao conquistarem os Diplomas correspondentes ao 5º e ao 8º lugar alcançados.

Depois de Catarina Costa (5ª no Judo) e Gustavo Ribeiro (8º no Skateboarding), esta terça-feira foi a vez de Yolanda Hopkins (5ª no Surf) e a Equipa de Dressage (8ª no Grand Prix Special), adquirirem o direito ao diploma olímpico.

Nas outras modalidades, Raquel Queirós terminou a prova de Ciclismo- XCO (cross country) na 27ª posição, com o tempo de 1h27m46s, depois de cumpridos os 20,55km, em Izu, competição que foi ganha pela helvética Jolanda Neff, à frente das compatriotas Sina Frei e Linda Indergand, respectivamente, completando o pódio com aprumo e grande categoria.

Raquel Queirós, de apenas 21 anos, fez a sua estreia em Jogos Olímpicos e foi também

a primeira vez que a vertente feminina desta prova contou com a participação portuguesa.

Na competição Equestre, a Equipa Portugal da disciplina de Dressage classificou-se em 8º lugar na final do Grand Prix Special e obteve um diploma olímpico.

O acesso à final da equipa composta por Rodrigo Torres (em Fogoso), Maria Caetano (em Fénix de Tineo) e João Torrão (em Equador), entre as oito melhores concorrentes dos Jogos Olímpicos, tinha sido um resultado considerado surpreendente, e esta quarta-feira, em Tóquio, com a pontuação final de 6965,5, fixando-se no 8º lugar, um abaixo daquele que trazia da qualificação, por troca com a Espanha.

Rodrigo Torres foi quem mais pontuou, com 2.458,5, seguindo-se Maria Caetano, com 2.260, e João Torrão com 2.247. A Alemanha conquistou a medalha de ouro, com 8.178 pontos, seguida dos Estados Unidos (7.747), medalha de prata, enquanto a Grã-Bretanha (7.723) ficou com o bronze.

Rodrigo Torres, que esta quarta-feira competirá na final individual, mostrou-se muito entusiasmado com a participação na decisão das medalhas, tendo referido que “foi uma prova espectacular. Nunca pensei chegar à final, mas o cavalo superou-se e superou tudo o que podia imaginar. Ter a melhor nota e chegar à final olímpica foi um sonho realizado”, recordando-se que Torres é bisneto de Domingos Sousa Coutinho, que conquistou a medalha de bronze na prova de saltos de obstáculos por equipas, em Berlim 1936.

No Judo, Anri Egutidze foi eliminado no primeiro combate que disputou na prova de – 81kg. O português ficou isento da primeira ronda da competição, mas não conseguiu ultrapassar o primeiro adversário, o austríaco Shamil Borchashvili. No fim do tempo regulamentar persistia a indecisão, mas aos 43 segundos do ponto de ouro o austríaco marcou um waza-ari e terminou com as ambições de Anri Egutidze, que ficou no 17º lugar.

O judoca luso referiu que “procurei a vitória mas o combate não foi o que esperava. Sei as minhas capacidades, fiz tudo o que estava planeado mas são os Jogos Olímpicos e aqui todos podem ganhar e perder”.

Depois da medalha de bronze no último mundial, o foco passou a estar em Paris 2024. “Agora é recuperar um pouco e seguir o caminho para Paris”, culminou Anri.

Na Natação, Ana Catarina Monteiro assegurou um lugar na meia-final da prova de 200 metros mariposa e volta a entrar na piscina do Centro Aquático de Tóquio nesta quarta-feira, a partir das 02h57. Na eliminatória conseguiu a 14ª melhor marca das eliminatórias – 2.11,45 – registo algo longe das melhores marcas que possui, mas que resulta da gestão da competição, tendo salientado que “sabia que era relativamente acessível passar às meias-finais e vou apostar tudo amanhã, vamos ver como é que as coisas correm. Estou a treinar bem e tenho boas sensações”. Nesta que foi a estreia da nadadora da Equipa Portugal em competições Olímpicas ficou o agradecimento final: “sinto que sou eu que estou aqui a nadar mas são muitas as pessoas que me tornaram Olímpica”.

José Paulo Lopes também esteve em acção, nas eliminatórias dos 800 metros livres. O tempo de 7.56,15 corresponde ao 23.º melhor de todos os nadadores da distância, o que não permitiu passar à final, tendo justificado que “estava à espera de melhor, porque sentia que a série estava mais rápida do que realmente estava e quando tentei arrancar aos 400 [metros], que é o que costumo fazer, já não tinha tanta força”.

No Surf, Yolanda Hopkins concluiu a participação em Tóquio 2020 no 5º lugar e com a obtenção de um diploma, a assinalar historicamente a presença da Equipa Portugal na estreia da modalidade.

A jovem surfista (23 anos), enfrentou a sul-africana Bianca Buitendag nos quartos-de-final e os 5,46 pontos alcançados não foram suficientes para atingir uma das meias-finais. Yolanda Hopkins realizou as duas melhores ondas pontuadas com 1,53 e 3,93, ao passo que Buitendag somou 9,50 (6,00+3,50).

Na despedida das águas da praia de Tsurigasaki, Yolanda Hopkins reagiu com agrado ao resultado final, afirmando que “recebo um diploma nos meus primeiros Jogos Olímpicos e nos primeiros Jogos Olímpicos do Surf, pelo que fico muito contente com isso. Sou uma rapariga muito competitiva e vim para cá com o pensamento no ouro mas acabei por ficar um pouco atrás, se bem que esteja muito feliz com a minha performance. Sei que o meu surf dá para chegar lá acima… mas não foi desta”, tendo acrescentado que “o pensamento já está virado para Paris

2024 e, definitivamente, quero ir e vou qualificar-me. Vou treinar muito.”

COP-Toquio-YolandaHopkins-27-07-2021No Ténis de Mesa, Marcos Freitas era o único representante português no torneio de singulares mas foi afastado na ronda de 16 pelo n.º 1 do ranking mundial, o chinês Zhendong Fan.

Ao fim de 38 minutos de jogo, o chinês foi mais forte e impôs-se por 4-1.

Marcos Freitas entrou a perder os três primeiros sets (6-11, 6-11, 2-11) e ainda conseguiu levar de vencida o quarto jogo (11-5), mas na quinta partida Fan venceu por 3-11 terminando com as aspirações do português em progredir na prova, tendo ficado classificado no 9.º lugar.

Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Pedro Monteiro entram ainda na competição de equipas, que tem início a 2 de Agosto frente à Alemanha.

Na competição feminina, terminou também a progressão de Fu Yu, ao ser afastada na ronda 3 pela japonesa Mima Ito, n.º 2 mundial, por 4-1.

A japonesa entrou forte e ganhou o primeiro set por 9-11, mas Fu Yu deu uma boa resposta e venceu a segunda partida por 11-5. Mas a partir daí o domínio foi sempre da nipónica, que fechou as pontuações em 5-11, 4-11 e 5-11. Fu Yu ficou em 17.º lugar.

Na Vela, Carolina João subiu dois lugares, para 34.ª da classificação geral da competição da classe Laser radial, a decorrer nas águas de Enoshima, depois de disputadas a 5.ª e 6ª regata.

A velejadora da Equipa Portugal foi 36ª na primeira regata do dia – um dos resultados que tem para descartar até agora – e 13ª na segunda, a sua melhor performance desde o início da prova. A mudança do campo de regatas e as variações do vento, mais previsíveis, permitiram a melhoria. Carolina João soma nesta altura 173 pontos (137 net), quando faltam disputar quatro regatas antes da “medal race”. Lidera a dinamarquesa Anne-Marie Rindom, com 35 pontos (22 net).

A dupla Jorge Lima-José Costa iniciou a competição da classe 49er, no 11.º lugar, conseguido na única regata do dia realizada em Enoshima. Estava prevista a realização de três regatas, mas a falta de vento levou ao adiamento de duas. Participam 19 tripulações e a vitória neste dia foi para a Irlanda, com Robert Dickson e Sean Waddilove.

Nesta quarta-feira (5º dia dos Jogos), relevo para o terceiro jogo de Portugal no Andebol, frente à Suécia (2 horas das madrugada) sendo que um triunfo luso leva, automaticamente, a equipa nacional para a fase seguinte, o que seria excelente.

Na Canoagem (5h47) Antoine Launay vai estrear-se no K1, em Slalon, com Nelson Oliveira e João Almeida a pedalar na prova de contra-relógio (Ciclismo), pelas 6 horas da madrugada.

Rodrigo Torres vai estar na final do GP Especial de Freestyle (Equestre) pelas 9h30 da manhã.

No Judo, Barbara Timo, na categoria de – 70 kg vai jogar a sua cartada para obter o melhor resultado, enquanto, na Natação, Alexis Santos vai estar na eliminatória dos 200 metros estilos (2h57), G. Lopes e Francisco Santos estarão também nas eliminatórias dos 200 metros costas (11 h).

No Tiro com Armas de Caça, João Azevedo entrará na qualificação na disciplina de Trap (1h25m), com os velejadores José Costa e Jorge Lima nas três regatas de 49er, e Diogo Costa e Pedro Costa na classe de 470, regatas 1 e 2.

 

Boa sorte #Equipa Portugal

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.