Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Talibãs Controlam o País, 20 anos depois

Afeganistão_talibas governam

WPR / DR

Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani abandonou o país, após os talibãs conquistarem a maioria das províncias, surge agora um  grupo de líderes políticos que  formou o Conselho de Coordenação, que vai levar o país até a transição do poder . Hamid Karzai, ex-presidente do país e membro deste conselho, afirmou quer “o Conselho de Coordenação formado depois da saída de Ashraf Ghani e de outros responsáveis do país, é para uma melhor gestão dos assuntos da paz e da transição pacífica”.

Os talibãs, estão de regresso ao poder no Afeganistão, após 20 anos de guerra (governaram de 1996 a 2001), impondo uma interpretação radical da ‘sharia’ (lei islâmica), o Conselho de Coordenação vai procurar negociar com os rebeldes por uma solução política para o conflito.

Entretanto o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, afirmou que a Aliança Atlântica está a ajudar a garantir a segurança do aeroporto de Cabul para permitir a retirada de cidadãos ocidentais do Afeganistão face ao avanço da ofensiva talibã, onde praticamente todos os funcionários  americanos se encontram, após a bandeira norte-americana ser retirada da embaixada dos Estados Unidos em Cabul, à espera de sair do Afeganistão.

 

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.