Terça-feira 20 de Abril de 8337

Centralização dos direitos audiovisuais com tonalidade forte na Cimeira dos Presidentes dos clubes da Liga Portugal

liga portugal 2020“A centralização dos direitos audiovisuais acabou por ser o assunto mais marcante da Cimeira de Presidentes e que contou com a concordância da larga maioria dos Presidentes das Sociedades Desportivas, reunidos no Porto”, de acordo com o comunicado emitido pela Liga Portugal.

O Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, começou por recordar os dois momentos traçados na portaria de Março de 2021, o primeiro contemplando a apresentação de um modelo comercial que terá que ser apresentado até 2025-26 e, o segundo, a execução, que terá que a acontecer até 2027-28.

Sobre o referido modelo, o assunto foi apresentado por Miguel Farinha, Partner, Head of Strategy and Transactions da EY Portugal, que apresentou um documento “em que se consagra que, em caso de centralização, nenhum clube receberá menos pelos seus direitos audiovisuais do que actualmente”, explicando também que este é o momento certo para antecipar este passo, tendo adiantado que “a EY antecipa que os detentores dos direitos estão disponíveis para negociar e, por outro lado, existe disponibilidade do mercado para financiar esta operação.

De acordo com o comunicado “todos os Presidentes que tomaram a palavra mostraram-se favoráveis à centralização e à apresentação, no mais curto espaço de tempo, do modelo de centralização para validação da Autoridade da Concorrência em cumprimento do previsto na Lei”.

Após esta tomada de posição, Pedro Proença recordou que a antecipação da Centralização dos Direitos Audiovisuais permitirá aos clubes ultrapassarem a grave crise financeira provocada pela Covid-19 e propôs a criação de um Comité, para avaliar, discutir e avançar com esta questão.

Entre outras questões, este Comité vai estudar o modelo de comercialização, a exploração de conteúdos, a repartição de receitas, o plano de expansão para mercados internacionais, e a estratégia para melhorar o produto audiovisual e marca das competições.

O Grupo de Trabalho apresentará as conclusões na VIII Cimeira de Presidentes, marcada para Fevereiro de 2022.

No encontro estiveram presentes 17 Presidentes da Liga Portugal Bwin e a grande maioria dos presidentes da Liga Portugal SABSEG e que terminou com uma série de conclusões, apresentadas pelo Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença.

A reunião iniciou-se com uma breve apresentação sobre os impactos criados pelo Covid-19, com Pedro Proença a fazer um diagnóstico e a apresentar um plano de acção, de modo a que as Sociedades Desportivas estejam mais capazes de reagir ao último ano e meio de pandemia.

“Ouvidos os Presidentes – refere-se no comunicado – que ficou decidido que as Sociedades Desportivas e os seus representantes máximos vão acompanhar a Direcção da Liga para encetar diligências, no sentido de implementar as medidas discutidas e analisadas neste Cimeira”.

Além deste ponto, ficou também acertado que a Liga Portugal e os Clubes vão avançar com um pedido formal de reunião ao Governo, para que possam ser reivindicados junto da tutela medidas concretas já identificadas pelos Clubes e que atenuem as dificuldades após ano e meio de pandemia.

 

© 8337 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.