Quarta-feira 24 de Abril de 2024

Millennium Estoril Open’2022 pronto para o desfile das estrelas a brilhar no Estorile

A pouco mais de vinte e quatro horas do início da sétima edição do Millennium Estoril Open, é certo e sabido que esta renovada competição – a mais importante que se efectua em Portugal no âmbito da modalidade – tem todos os condimentos para brilhar a grande altura no panorama desportivo português.

Tenis-MillenniumEstorilOpen-Logo-21-04-2022Por todos os motivos e mais alguns – como se diz na gíria portuguesa – seja pela qualidade da organização (nível elevado), seja pelos simples voluntários (que tem um trabalho árduo) aos meios técnicos e humanos ao dispor do evento (ATP World), seja pelo leque e valia dos patrocinadores e apoiantes, seja ainda, como seria evidente, pelas estrelas do Ténis mundial que vão desfilar pelos vários courts da Cidade do Ténis, que é proporcionada pelo Clube de Ténis do Estoril.

Com a principal “equipa” dirigida por João Zilhão, director do torneio, e que conta ainda com a colaboração de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais e, em especial, Miguel Maya (presidente da Comissão Executiva do Millennium bcp), que são o maior suporte à organização da 3LOVE, o maior evento tenístico nacional aí está e que terá início neste sábado (23) e até 1 de Maio.

Uma das grandes novidades prende-se com a estreia do inovador sistema de arbitragem eletrónica Foxtenn, mas o elenco afigura-se igualmente relevante — sobretudo tendo em conta as presenças de três top 15 do ranking do ATP Tour, com destaque para Felix Auger-Aliassime, Diego Schwartzman e de anteriores campeões como João Sousa (2018), Pablo Carreño-Busta (2017) e Albert Ramos-Viñolas (2021), entre outros nomes sonantes do ténis mundial. Richard Gasquet (2015) está inscrito mas fora da lista de entradas directas.

“Vamos ter um grande torneio no regresso do público após dois anos. A nossa missão é fazer reviver o ambiente festivo que caracterizava o evento e não faltarão motivos para o entusiasmo dos aficionados que estarão no recinto ou que acompanharão os encontros nas várias plataformas multimédia à disposição”, referiu João Zilhão.

Fernando Correia / CN

Fernando Correia / CN

Na lista de inscritos e com entrada directa estão:

Felix Auger-Aliassime (Canadá, 21 anos), 9º

Cameron Norrie (Grã-Bretanha, 26 anos), 12º

Diego Schwartzman (Argentina, 29 anos), 15º

Pablo Carreño-Busta (Espanha, 30 anos), 19º

Marin Cilic (Croácia, 33 anos), 23º

Frances Tiafoe (EUA, 24 anos), 31º

Alberto Ramos-Vinolas (Espanha, 34 anos), 35º

Tommy Paul (EUA, 24 anos), 37º

Sebastian Korda (EUA, 21 anos), 38º

Alejandro Davidovich-Fokina (ESP, 22 anos), 43º

Lloyd Harris (África do Sul, 25 anos), 44º

Dusan Lajovic (Sérvia, 31 anos), 46º

Pedro Martinez (Espanha, 24 anos), 47º

Benoît Paire (França, 32 anos), 49º

Laslo Djere (Sérvia, 26 anos), 53º

Arthur Rinderknech (França, 26 anos), 58º

Benjamin Bonzi (França, 25 anos), 59º

Federico Coria (Argentina, 30 anos), 60º

Soonwoo Kwon (Coreia do Sul, 24 anos), 63º

Com convites (Wild-cards), estão consagrados como João Sousa (Portugal, 32 anos) e 82º

Dominic Thiem (54º), faltando ainda nomear mais um, que deverá ser conhecido no dia do sorteio do quadro.

Como “Alternates” estão:

Sebastien Baez (Argentina, 21 anos), 66º

Pablo Andujar (Espanha, 36 anos), 67º

David Goffin (Bélgica, 31 anos), 70º

Jiri Vesely (República Checa, 28 anos), 77º

Roberto Carballes-Baena (Espanha, 28 anos), 79º

Richard Gasquet (França, 35 anos), 81º

EstorilOpen2019_H0P0874Para a fase de qualificação e também com entrada directa, estão indicados:

Jiri Vesely (Rep. Checa, 28 anos), 69º

Pablo Andujar (Espanha, 36 anos), 73º

Jaume Munar (Espanha, 24 anos), 78º

Roberto Carballes-Baena (Espanha, 29 anos), 79º

Thanasi Kokkinakis (Austrália, 25 anos), 85º

Richard Gasquet (França, 35 anos), 86º

Hugo Delien (Bolívia, 28 anos), 93º

Mikael Ymer (Suécia, 23 anos), 95º

Carlos Taberner (Espanha, 24 anos), 96º

Marco Cecchinato (Itália, 29 anos), 97º

Alexei Popyrin (Austrália, 22 anos), 99º

Tendo como “Alternates”:

Alejandro Tabilo (Chile, 24 anos), 100º

Taro Daniel (Japão, 29 anos), 104º

Pablo Cuevas (UruguaI, 36 anos), 105º

Gianluca Mager (Itália, 27 anos), 109º

Stefano Travaglia (Itália, 30 anos), 112º

Thiago Monteiro (Brasil, 27 anos), 116º

Aguardando-se ainda a indicação de mais três convites (Wild-cards) para esta fase.

Sendo o melhor classificado, o jovem canadiano Felix Auger-Aliassime (21 anos), actual número 9 do Ranking ATP, apresenta-se depois de ganhar a ATP Cup em representação do Canadá,  mostrou-se em grande forma no Open da Austrália e só sucumbiu diante do futuro finalista e número dois mundial Daniil Medvedev, num épico duelo de quase cinco horas e saldado pelos parciais 6-7, 3-6, 7-6, 7-5 e 6-4.

Carlos Palma / CN

Carlos Palma / CN

Será o regresso do canadiano ao nosso país, após a visita em 2018 — então com o estatuto de jovem promessa. Para o director do Millennium Estoril Open, “O Felix Auger-Aliassime parece dotado de todos os argumentos para ser um dos mais dominantes tenistas da presente década. É uma das maiores vedetas do ténis internacional e um valor seguro do Top 10 nos próximos anos. O jovem canadiano é uma das personalidades mais carismáticas do ATP, será sem dúvida um dos grandes pontos de interesse do Millennium Estoril Open 2022 e um possível candidato ao título no Estoril.”.

Os CTT, histórica empresa portuguesa de serviços postais e entregas, acaba de se juntar ao prestigiado painel de patrocinadores do Millennium Estoril Open, sendo que parceria agora iniciada terá a duração de três anos, prevendo assim a presença dos CTT como Official Sponsor e parceiro exclusivo da categoria para as edições do Evento de 2022, 2023 e 2024.

Por outro lado, o canal pan-europeu Eurosport firmou um acordo com o Millennium Estoril Open por três anos.

“Estamos muito contentes por o Millennium Estoril Open voltar a ser transmitido no canal Eurosport, uma das maiores referências mundiais no âmbito do desporto televisivo e habitual meio de visualização das grandes provas tenísticas — como o Open da Austrália, Roland Garros e US Open. Através deste acordo com a duração de três anos, não ficam dúvidas sobre o empenho e a vontade do Eurosport em ser parceiro estratégico de um dos maiores eventos realizados em Portugal”, afirmou ainda João Zilhão.

Para Luís Piçarra, Sports Editorial Manager do Eurosport em Portugal, “desde a fundação do Eurosport, em 1989, que o ténis tem sido um dos pilares do canal e há já mais de duas décadas que temos o privilégio de apresentar três torneios do Grand Slam na nossa programação. O facto de juntarmos o maior evento português ao Open da Austrália, a Roland Garros e ao Open dos Estados Unidos é uma enorme satisfação para o Eurosport Portugal — e é não só uma óptima notícia para o público nacional como também um excelente meio de promoção do nosso país além-fronteiras”.

Os adeptos portugueses poderão assistir no Eurosport a todos os duelos que tiverem por palco o Estádio Millennium: quatro encontros entre dia 25 (segunda-feira) e dia 29 (sexta-feira), mais as duas meias-finais e a grande final, que terá lugar no dia 1 de Maio.

Tudo montado, estrelas a preparar os últimos pormenores e detalhes para os jogos de abertura, por certo que o 7º Millennium Estoril Open será mais um êxito, quiçá com redobrado esforço face à previsão meteorológica menos positiva que foi anunciada.

Mas tudo se resolverá!

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.