Segunda-feira 20 de Abril de 9570

Nuno Borges defronta Frances Tiafoe no Millennium Estoril Open

Fernando Correia / CN

Fernando Correia / CN – Arquivo

Esta quarta-feira vai ficar marcada para a vida de Nuno Borges ao entrar no Estádio Millennium para defrontar Frances Tiafoe, porquanto será o terceiro jogo no torneio ATP deste ano, depois de ultrapassadas duas eliminatórias no qualifying do Estoril Open.

Não será fácil afastar o norte-americano mas fica para a história a presença nesta segunda fase da competição, em encontro que decorrerá cerca das 14h30.

Nuno que voltará a jogo ainda nesta quarta-feira para, juntamente com Francisco Cabral, defrontarem o par constituído pelo croata Ivan Dodij e o norte-americano Austin Krajicek (cercca das 19 horas).

Entretanto e a cumprir a estreia absoluta no Millennium Estoril Open, o norte-americano Sebastian Korda estreou-se com uma vitória autoritária que lhe permitiu preencher a última vaga na segunda ronda do quadro principal de singulares.

Em boa forma (derrotou Carlos Alcaraz no ATP Masters 1000 de Monte-Carlo), o jovem norte-americano de 21 anos derrotou Pierre-Hugues Herbert — que veio do qualifying e é sobretudo conhecido pelos seus resultados na variante de pares — em duas partidas, por 6-2 e 6-4.

O duelo foi o último da jornada, que começou atrasada devido à chuva que se fez sentir de manhã e que por isso já terminou sob a luz dos holofotes do Estádio Millennium. E tal como os três anteriores (venceram Richard Gasquet, Sebastian Baez e Benjamin Bonzi) também terminou em duas partidas, com Korda autoritário a partir da segunda metade do parcial inaugural, depois de três jogos muito equilibrados perante o francês.

Albert Ramos-Vinolas, defensor do troféu, Richard Gasquet, primeiro consagrado, em 2015 fizeram valer as boas memórias do torneio português e avançaram para a segunda ronda.

O primeiro a seguir em frente foi o campeão inaugural. Richard Gasquet (80º) despachou o favorito Tommy Paul (34º e sétimo cabeça de série) por 7-5 e 6-2, impondo toda a criatividade que o caracteriza com a pancada de esquerda e aproveitando o terreno pesado (choveu de noite e os encontros atrasaram um pouco) para mostrar porque já foi sétimo da hierarquia ATP.

Na segunda ronda, o ‘petit mozart’ terá pela frente Hugo Dellien (85º), um verdadeiro especialista de terra batida. Vindo da fase de qualificação, o boliviano somou a terceira vitória no Clube de Ténis do Estoril (a primeira foi frente a Gastão Elias) e derrotou Jiri Wesley  (74º e vencedor do torneio do Dubai) por duplo 6-3.

Campeão em título, Albert Ramos-Vinolas (31.º) precisou de puxar dos galões para ultrapassar o australiano Jordan Thompson (87.º), recuperando de um break de desvantagem no set decisivo para festejar com os parciais de 6-4, 3-6 e 6-4. Nesta quarta-feira, em sessão noturna, regressa ao Estádio Millennium, palco de boas recordações há um ano, para medir forças com o sul-coreano Soonwoo Kwon (71.º).

Já Pablo Cuevas (107.º), finalista da edição de 2019 como lucky loser, continua a vencer e somou, também ele, o terceiro triunfo na prova, após bater Roberto Carballes Baena (100.º) num titânico duelo que terminou com 6-3, 3-6 e 7-6(4), com picardias à mistura entre os dois na fase terminal do embate. O próximo adversário do uruguaio é o bem conhecido Fernando Verdasco (118º), que depois de perder na última ronda da fase de qualificação foi repescado para substituir Diego Schwartzman, segundo pré-designado, e por isso permaneceu com o bye do argentino na primeira ronda e seguiu directamente para a segunda. O encontro terá lugar, igualmente, na jornada desta quarta-feira, em sessão nocturna.

Tal como Verdasco, Carlos Taberner (92º) também tem estatuto de lucky loser e seguiu para a segunda eliminatória. No caso de Taberner precisou de passar pela ronda inicial do quadro principal e desenvencilhou-se do mais cotado sul-africano Lloyd Harris (39.º) com um esclarecido 6-3 e 6-4 sem ceder uma única vez o serviço.

Entretanto, um dia depois da estreia vitoriosa em pares, João Sousa (83º ATP) não conseguiu replicar o sucesso nos singulares e foi eliminado na primeira ronda do quadro principal do Millennium Estoril Open.

De regresso ao palco onde viveu o momento mais especial da carreira, o tenista português de 33 anos foi travado pelo argentino Sebastian Baez, 59.º classificado no ranking e um especialista em terra batida, que triunfou por 6-1 e 6-3.

O encontro desta terça-feira foi o primeiro entre ambos e expôs as armas do sul-americano, que aproveitou as condições de jogo mais lentas, por causa da chuva que caiu de manhã, para “imprimir” o seu ténis típico de terra batida e comandar os pontos do fundo do court, destacando-se pela precisão e variedade da pancada de direita.

Com a vitória desta terça-feira, Baez juntou-se a Marin Cilic na segunda eliminatória.

Será um duelo de gerações (o argentino tem 21 anos, o croata 33), de alturas (1.70cm vs. 1.98cm) e de estilos de jogo, bem como a estreia nesta edição para Cilic, que por ser terceiro cabeça de série ficou isento da eliminatória inaugural.

Por seu lado, o austríaco Dominic Thiem, antigo número três mundial, mas agora caído para a 93ª posição, caiu na estreia do Millennium Estoril Open face ao francês Benjamin Bonzi (58º), cedendo com os parciais de 6-3 e 7-6(9).

Em Portugal pela primeira vez a competir no maior torneio em solo nacional à procura da forma de outrora (em 2020 conquistou o Open dos Estados Unidos, entretanto lesionou-se no pulso direito e este foi apenas o terceiro torneio da temporada), Dominic Thiem deparou-se com muitos problemas perante Benjamin Bonzi, um tenista que chegou ao Clube de Ténis do Estoril no melhor posto ATP da carreira e que apesar de ser mais eficaz em pisos mais rápidos, não deu grande ritmo a Thiem, aplicando pontos muito curtos, certamente pouco do agrado do tenista de 28 anos, que desta forma continua sem triunfos em 2022.

Diego Schwartzman anunciou, esta terça-feira, a desistência do Millennium Estoril Open devido a fadiga. Fernando Verdasco, eliminado na derradeira ronda do qualifying, substituirá o argentino, que apesar da desistência viajou para Portugal e participará em várias actividades do torneio fora do court.

© 9570 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.