Segunda-feira 06 de Maio de 2024

Lusos Francisco Cabral e Nuno Borges na final de pares, pela primeira vez, no Millennium Estoril Open

Borges-Cabral 01

Fernando Correia / Millennium Estoril Open

Francisco Cabral e Nuno Borges venceram a dupla formada por Jamie Murray e Michael Venus, primeiros cabeça-de-série, confirmando a presença na final de pares do Millennium Estoril Open, o que foi largamente aplaudido pelos muitos espectadores presentes no Clube de Ténis do Estoril.

A dupla lusa chegou ao Estoril como estreante no circuito ATP, mas a falta de experiência ao mais alto nível não foi um obstáculo e, este sábado, conseguiram um duplo triunfo (6-2 e 6-4) no que foi um resultado histórico e que faz deles os primeiros portugueses a discutirem o título no torneio.

A final deste domingo pode ser a cereja no topo do bolo de um ano de sonho: já com seis títulos ITF e oito Challenger no currículo enquanto parceria, Francisco Cabral e Nuno Borges podem tornar-se na primeira dupla portuguesa a conquistar o torneio, mas para isso terão de derrotar o argentino Maximo Gonzalez e o sueco Andre Goransson, que deram a volta ao sul-africano Raven Klaasen e o japonês Ben McLachlan, quartos favoritos, para vencerem por 2-6, 7-6 (7) e 10-6.

Mais experientes, Gonzalez (11 títulos de campeão ao mais alto nível e outras quatro finais) e Goransson (1 título em 3 finais) são os derradeiros adversários de Cabral e Borges.

Nos singulares e, depois de ter disputado (há quatro anos) a final do Millennium Estoril Open, Frances Tiafoe vai voltar a discutir o título no Clube de Ténis do Estoril.

Se na sexta-feira venceu Alejandro Fokina em 2h59, num dos melhores duelos da história do torneio, o encontro deste sábado não ficou nada atrás: foram precisas 2h55 para o norte-americano derrotar o compatriota Sebastian Korda, por 4-6, 7-6 (2) e 6-4, depois de salvar três match points.

Novamente com o Estádio Millennium levado “à loucura”, Tiafoe tornou o improvável em realidade com uma reviravolta frenética, intensa e dramática que resultou na quarta vitória da semana em três partidas.

Aos 24 anos, o norte-americano chega, pela segunda vez na carreira, à final do Millennium Estoril Open. Em 2018 foi travado por João Sousa e pelo público português, em 2022 terá como adversário o argentino Sebastian Baez, que já deixou pelo caminho três campeões.

Baez tem apenas 1,68m de altura, mas não se deixa intimidar por nenhum adversário e voltou a comprová-lo este sábado, ao derrotar o campeão em título, Albert Ramos-Vinolas, para inscrever o nome na final de singulares do Millennium Estoril Open.

Em acção no ATP 250 português pela primeira vez na carreira, o jovem argentino de 21 anos (59.º classificado no ranking) aplicou os parciais de 6-3, 6-7 (7) e 6-0 ao espanhol, de 34 anos e 31º classificado.

A vitória deste sábado, contra o actual detentor do troféu, foi a terceira de Baez em quatro encontros contra ex-campeões do torneio. Antes, o jogador de Buenos Aires já tinha levado a melhor sobre João Sousa  (vencedor em 2018) e Richard Gasquet (2015), para além do credenciado Marin Cilic, ex-campeão do US Open e da Taça Davis.

A final no Millennium Estoril Open será a segunda de Sebastian Baez em torneios ATP, ambas esta época e em terra batida. Em Fevereiro, o sul-americano foi vice-campeão em Santiago, no Chile, pelo que a semana em Portugal pode revelar-se muito especial.

Para se despedir em ambiente de festa, terá de derrotar Frances Tiafoe, que disputou a final em 2018, ou Sebastian Korda.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.