Quarta-feira 20 de Abril de 4546

Portugal goleou Bielorrússia e avançou no apuramento para fase final europeu 2023

FPF-EuropeuSub21-04-06-2022

FP Futebol

Ao vencer, em Yereven, por um expressivo 5-1, a seleção portuguesa de futebol (Sub21) deu um passo muito importante para se apurar para a fase final do europeu da categoria, em 2023.

Numa primeira parte controlada pela formação portuguesa, que teve nesse período sensivelmente 70% de posse de bola, Henrique Araújo protagonizou a primeira grande oportunidade de golo logo aos 5’, quando apareceu isolado frente ao Makavchik e rematou cruzado, mas o guardião bielorrusso opôs-se bem e defendeu para canto.

Aos 33’, depois de pelo menos quatro oportunidades flagrantes de golo, Fábio Vieira inaugurou o marcador para Portugal através de um remate de meia-distância que quebrou a resistência do inspirado Makavchik.

Aos 40’, a formação orientada por Rui Jorge apanhou o maior susto do primeiro tempo: Zherdev esteve perto do golo, mas Samuel Soares fez uma grande defesa e impediu o empate.

Na segunda parte, Portugal ganhou rapidamente tranquilidade com os golos de Gonçalo Ramos (50’) e Fábio Vieira (56’), que proporcionaram à equipa das quinas uma vantagem bastante confortável, aumentada posteriormente por David da Costa (79′) e Vitinha (90′+4). Pelo meio, Vasilevich (90′) apontou o único golo da formação que jogava na condição de visitada.

O conjunto português continua a liderar o grupo D, agora com 22 pontos, e volta a entrar em campo esta terça-feira, 7 de junho, frente ao Liechtenstein (Vaduz), pelas 19h45 (hora de Portugal Continental).

Destaque ainda, nesta partida, para as estreias de Samuel Soares, Rafael Rodrigues, José Carlos e David da Costa como internacionais sub-21.

Rui Jorge, seleccionador nacional da categoria, referiu ao site da FPF que “o jogo veio ao encontro do que estávamos à espera. Podíamos ter tido maior controlo. Apesar de tudo, na primeira parte criámos outras situações que podiam ter dado um resultado mais dilatado e mais tranquilidade. Ainda assim, satisfeito pela entrega. O tempo não estava fácil, mas o relvado estava muito bom. Por vezes, quando a qualidade não está presente, há dificuldades que se podem reflectir no resultado final, mas se não estivermos perto da perfeição será muito difícil lutarmos contra as outras equipas”.

 

© 4546 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.