Segunda-feira 19 de Abril de 0691

F. C. Porto “cilindrou” Marítimo no Dragão e segue na liderança com à-vontade

bola liga portugal 2022_2023Com um explícito 5-1 – que podia ter sido mais dilatado apesar de um começo algo nervoso – ao Marítimo, o F. C. do Porto arrancou da melhor forma a liderança da Liga Bwin 2022/2023, demonstrando que ainda mantém o “gás” com que terminou a época passada.

Nos primeiros dez minutos do jogo, os madeirenses tentaram contrariar a supremacia que se previa por parte dos portistas, e tomaram a dianteira e criado algumas dores de cabeça, levando o árbitro a aplicar a nova “interpretação” para reclamações, tendo Sérgio Conceição sido “beneficiado” com um amarelo e a expulsão de outro membro do banco portista, o que podia ter marcado o jogo pela negativa.

Mas após esta ligeira “desatenção”, o F. C. Porto entrou em modo de velocidade de cruzeiro e Taremi (12’), em contra-vapor em relação ao desenrolar da partida, conseguiu o primeiro golo para os portistas que, desta forma, começaram a “acordar”.

De tal forma que, dois minutos depois, Evanilson voltou a introduzir a bola na baliza maritimista, ainda que o golo não tivesse sido considerado, porquanto o marcador estava na situação de fora de jogo (VAR).

Mas a partir deste momento nada foi igual e os comandados de Sérgio Conceição começaram a tomar de assalto o meio-campo da Ilha da Madeira, carregando no pedal da marcação, tendo (40’) Evanilson chegado ao 2-0 que já merecia, depois de a bola ter saído dos pés Uribe e seguido para João Mário que a remeteu ao avançado portista.

E se dúvidas houvesse quanto à “fogosidade” da equipa nortenha, Taremi – dois minutos depois – colocou o Porto a vencer por 3-0, depois de ter aproveitado um ressalto da bola para fazer a recarga para a baliza.

O Marítimo ainda tentou recuperar, em especial quando Joel Tagueu (32’) cabeceou para uma grande defesa de Diogo Costa, concluindo-se o primeiro tempo com o 3-0 para os portistas.

No segundo tempo, apesar das substituições – e também por elas – os portistas cimentaram a vantagem com mais dois golos, o primeiro (68’) por intermédio de Marcano, no seguimento de um lançamento da linha lateral, em que o médio cabeceou para a baliza; o segundo (76’) quando Tony Martinez chegou ao 5-0, depois de a bola ter passado por Estáquio, Januário e Tony Martinez.

O Marítimo conseguiu o tento de honra (88’), por intermédio de Cláudio Winck, que recebeu a bola de costas voltadas para a baliza, rodou sobre si próprio e rematou a contar ante o esforço feito por Diogo Costa.

Com 22-9 em remates, dos quais 7-3 para a baliza e com uma posse de bola de 60/40%, o F. C. do Porto confirmou-se como principal candidato, se bem que o caminho para lá chegar está cheio – para qualquer equipa – de percalços de toda a ordem.

Nos outros jogos deste sábado, a primeira surpresa foi provocada pelo Vizela, que foi vencer (1-0) ao Rio Ave, numa partida em que os forasteiros fizeram mais remates (12-7, dos quais 7-0 para a baliza), pese embora os donos da cada tivessem dominado na posse de bola (66/34%).

Nuno Moreira (66’) foi o marcador do único golo do desafio.

O Estoril recebeu o Famalicão e venceu por 2-0, com golos obtidos por Francisco Geraldes (20’) e Arthur Gomes (45’), com os visitantes a dominaram nos remates (15-10, dos quais 5-5 para a baliza), numa posse de bola de 53/47% para os famalicenses.

Neste domingo, a ronda inicial terá mais três jogos: Santa Clara-Casa Pia (15h30), Braga-Sporting (18h), Chaves-Guimarães e Portimonense-Boavista (ambos pelas 20h30).

© 0692 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.