Sexta-feira 29 de Março de 2024

Portugal juntou-se ao Brasil e França para os oitavos-de-final do mundial de futebol do Qatar2022

port vs uru 28 nov fpf

Diogo Pinto / FPF

A pronunciação de Portugal e do Brasil nos oitavos-de-final Mundial de Futebol do Catar’2022 acabou por ser uma normalidade, pese embora com um ou outro “conflito” interno pelo meio, que se juntaram à França, ambas com seis pontos alcançados no final da segunda ronda da competição.

Com os últimos jogos nesta segunda-feira, completou-se a segunda rodada da fase de grupos, onde mais duas seleções (Portugal e Brasil) conseguiram atingir a quota mínima de pontos (seis) para serem apurados para a fase seguinte, objectivo que os franceses tinham conseguido no domingo passado.

De resto, só na terceira ronda – esta terça-feira – é que se conhecerão as restantes 13 equipas que integrarão os “oitavos”, o que torna esta ronda final uma das mais difíceis, porque rara foi a vez em que as equipas estiveram no mesmo pé nas últimas edições do Mundial, desde que foi definido o actual quadro competitivo. O que é bom, porque se angaria mais emoção, por vezes sem razão, mas que ajuda ao espectáculo.

Nesta segunda-feira, a sessão (grupo G) começou com o Camarões,3-Sérvia, 3, num empate que só serviu de bem para o Brasil, que bateu (1-0) a Suíça e saltou para a fase seguinte.

Os Camarões sentaram-se na liderança do marcador por intermédio de Castelletto (29’), tendo os sérvios empatado (45+1’) com um golo de Pastonic, com a felicidade de Savic (45+3’) colocar a Sérvia na liderança do marcador (2-1) até ao intervalo.

Na segunda parte, os sérvios chegaram aos 3-1, com um golo de Mitrovic (53’), levando os camaroneses a um possível “adormecimento” que poderia ter sido fatal, mas que, por artes de magia, voltaram a acordar e arrumaram a casa de forma a chegarem ao empate final (3-3) com dois golos: o primeiro obtido por Aboubakar (63’) e o segundo por Choupo-Mating (66’).

De registar, no entanto, que a Sérvia dispôs de vantagem estatística que não aproveitou, face aos 15-13 em remates, dos quais 5-8 para a baliza, numa posse de bola de 60/40. E lá vem o ditado: só ganha quem marca mais golos.

No outro encontro, o Brasil teve uma posse de bola de 54/46% negativa, dominou nos remates (13-6) e forçou o triunfo depois de rematar 5-0 para a baliza, chegando ao golo salvador de Casemiro quando decorria o 83º minuto. Até ao lavar dos cestos é vindima e os brasileiros foram obrigados a empregar-se a fundo. Com resultado (1-0) positivo para ir mais longe.

No grupo H, Portugal dominou em toda a linha ante um Uruguai que não soube, contrariar a vantagem lusitana, depois de uma posse de bola de 60/40%, assente em 15-11 remates, dos quais 3-3 para a baliza. Sendo que na guerra do “tiro aos postes”, a infelicidade foi maior por parte dos uruguaios, que acertaram no poste por duas vezes (ainda na primeira parte), com a equipa nacional a apenas fazer um remate nesse sentido e já no segundo tempo, numa altura em que Bruno Fernandes “quebrou” toda a resistência dos adversários.

O médio avançado marcou os dois golos para Portugal (54’ e 90+3’, este de grande penalidade).

No Coreia do Sul-Gana, o empate a três foi o resultado, depois dos ganeses terem chegado ao intervalo a vencerem por 2-0, com golos de Salisu (24’) e Kudus (34’).

N segunda parte, os coreanos ripostaram e chegaram ao empate (2-2), com golos de Cho Gue.Sung (58’ e 61’) – no que foi um bis perfeito, tendo o Gana chegado ao 3-2 aos 68’, com um golo marcado por Kudus,

A Coreia do Sul acabou por liderar todas as métricas de liderança no jogo, desde os remates (22-7, dos quais 7-3 para a baliza adversária), numa posse de bola de 64/36%), menos do que na derrota.

A última jornada desta fase de grupos inicia-se esta terça-feira com os jogos relativos aos Grupos A e B, onde começarão a ser definidos todos os apurados para os oitavos-de-final.

No A, Holanda-Qatar e Equador-Senegal, ambos às 15 horas, porque agora é a doer mais!

Holanda e Equador tem 4 pontos e Senegal menos um (3). Afastado da competição, o Qatar vai tentar sair com honra.

No B, País de Gales-Inglaterra e Irão-EUA, jogarão pelas 19 horas, grupo onde os britânicos lideram (4 pontos), à frente do Irão (3) e dos EUA (2), estando o País de Gales ainda em jogo, pelo que a ordenação final só se conhecerá no final das duas partidas.

Muita emoção ainda para fazer correr … tinta.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.