Terça-feira 23 de Abril de 2024

Programa “Novas Lideranças, Para um Desporto +Igual” com inscrições abertas

COP-NovasLideranças-14-01-2023O Comité Olímpico de Portugal abriu inscrições para o programa de formação e mentoria “Novas Lideranças | Para um Desporto +Igual”, dirigido a jovens dirigentes da área do desporto que pretendam desenvolver as suas competências de liderança.

Segundo a notícia veiculada no site do COP, o programa que integra a igualdade entre mulheres e homens como uma prioridade na agenda de boa governação das suas organizações desportivas.

O programa de formação e mentoria é de frequência gratuita e decorrerá entre Fevereiro e Julho de 2023, sendo composto por três workshops em regime de internato, sessões de mentoria e uma conferência final.

O grupo de participantes a selecionar (oito mulheres e oito homens), com idades até aos 35 anos, irá definir planos de ação concretos para as suas organizações desportivas, visando concretizar os “Objetivos de Igualdade de Género e Inclusão, 2021-2024” do Comité Olímpico Internacional (COI) e contribuindo, desta maneira, para uma cultura de mudança no Desporto em Portugal.

Uma equipa de mentores e mentoras, dirigentes com reconhecida liderança na área do desporto, vai acompanhar o grupo de participantes partilhando o seu conhecimento e experiência e, em conjunto, contribuirão para moldar o futuro do desporto no nosso país.

O programa “Novas Lideranças | Para um Desporto +Igual”, é coordenado por Filipa Cavalleri, Presidente da Comissão Mulheres e Desporto do COP, terá como moderadora e dinamizadora Carla Rocha, apresentadora de rádio, na Renascença e consultora na área de comunicação, e pretende criar uma rede de líderes com capacidade para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, cuja liderança assente em valores, como o da igualdade entre mulheres e homens.

Ao mesmo tempo pretende desenvolver o conhecimento da tomada de decisão no desporto para alcançar uma boa governação, aumentar o número de mulheres em posições de decisão no desporto, a nível local, regional e nacional e implementar os “Objetivos de Igualdade de Género e Inclusão, 2021-2024”, do Comité Olímpico Internacional (COI).

O programa é promovido pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) com o apoio da Solidariedade Olímpica e assenta numa parceria colaborativa com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e com Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PPDM).

Propõe-se contribuir para a concretização do compromisso de ação do mandato da atual direção do COP 2022-2025, que tem como um dos objetivos prioritário a “promoção e valorização do dirigismo desportivo feminino”, e constitui ainda resposta ao objetivo de capacitar jovens dirigentes para a liderança de um desporto +igual previsto nos instrumentos de política pública quer do IPDJ - Plano Nacional de Juventude (medida 175), quer da CIG - Plano de Ação para a Igualdade entre Mulheres e Homens da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação.

As inscrições estão abertas até 15 de Fevereiro, através do site do Comité Olímpico de Portugal.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.