Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Sporting venceu Rio Ave nos últimos minutos e mantém perseguição à Europa

01fev_scp_braga_502_Chermiti

CN / arquivo

Com um golo de Chermiti – estreante a marcar na Liga Bwin – o Sporting venceu o Rio Ave e afastou-se, por agora, do perigo de poder ficar pelo caminho em relação ao título nacional, mantendo-se a cinco pontos do Braga (3º), a sete do FC Porto (2º) e a 15 do Benfica, o líder.

Sem ter um ou dois jogadores que possam marcar a diferença entre um candidato ao título e à Europa dos Campeões na comparação com as restantes equipas que estão neste restrito lote, o Sporting continua como que em lume brando, “carregando” de stresse os associados e adeptos do clube que, em 1 de Julho de 1906, José Alvalade criou para ser um dos putativos sempre candidatos a tudo.

Só que, jogo a jogo, ano após ano, a formação leonina não tem conseguido – em termos comparativos com Benfica e F. C. Porto – um “apport” arrojado e tendente a diminuir esta diferença.

O que uma vez mais foi demonstrado em Vila do Conde, ante um Rio Ave de combate, apesar de ter vencido e convencido, em termos estatísticos (8-5 remates, dos quais 1-1 para a baliza, numa posse de bola de 63/37%, de acordo com os dados divulgados pela Liga Portugal).

Valeu a desatenção da defesa avense para Gonçalo Inácio lançar Chermiti e este adiantar-se na grande área para surgir sobre s direita e rematar cruzado para o segundo poste, com a bola a bater no guardião da equipa da casa e anichar-se (84’) na baliza do Rio Ave e acabar com o “sofrimento” que se viveu no Estádio dos leões.

No outro encontro desta 19ª jornada, o Portimonense derrotou o Paços de Ferreira, com um golo marcado (90+8’) por Maurício, apesar dos algarvios terem jogado a segunda parte com menos um jogador, por expulsão (47’) de Gonzaga.

O Portimonense dominou (15-8 remates, dos quais 3-4 para a baliza, numa posse de bola de 65/35%) mas sofreu para vencer e subir dois lugares na classificação.

Tabela classificativa que continua a ser dominada pelo Benfica (53 pontos), à frente do FC Porto (45), Sporting de Braga (43), Sporting (38), Casa Pia e Guimarães (30), Arouca (27), Chaves e Boavista (25), Vizela (24), Portimonense (23), Rio Ave e Famalicão (21), Estoril e Gil Vicente (19), Santa Clara (15), Marítimo (13) e Paços Ferreira (9).

Nos marcadores, existem agora três lideres, como são os casos de Gonçalo Ramos, João Mário (ambos do Benfica) e Fran Navarro (Gil Vicente), todos com 12 golos, seguindo-se Taremi (FC Porto), com 11; Pedro Gonçalves (Sporting) com 10; Galeno (FC Porto) e Ricardo Horta (Braga), com 8; Yusupha (Boavista), Vitinha (Braga) e Aziz (Rio Ave), com 7 golos.

A 20ª jornada inicia-se na sexta-feira (dia 10), com o Vizela-Chaves (20h15), numa ronda em que o prato forte será o Sporting-FC Porto (domingo, pelas 18 horas), tendo ainda a deslocação (no mesmo dia, 20h30) do Sporting de Braga ao Funchal, para defrontar o Marítimo.

A partida entre leões e portistas é decisiva para aas duas equipas, porquanto nenhuma “pode” perder, sob pena de afastarem ainda mais do Benfica que, entretanto, já cumpriu o jogo previsto no calendário, ao ter vencido (2-0) o Paços de Ferreira, ficando acertado o calendário.

Académico de Viseu-FC Porto para a Taça de Portugal

Sem que haja interrupção da Liga Bwin, o Académico de Viseu recebe, esta terça-feira (20h45), o FC Porto nos quartos-de-final da Taça de Portugal, enquanto o Famalicão joga em casa frente ao BSAD (18h45).

Na quinta-feira, o Casa Pia-Nacional está marcado para as 17h30 e o Sporting de Braga-Benfica para as 20h30, ficando-se a conhecer os quatro meio-finalistas da competição.

 

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.