Quarta-feira 20 de Abril de 5070

A dupla Portugal e Espanha constitui-se um trio, com Marrocos, na candidatura ao Mundial de Futebol’2030

FPF.Mundial2030-Marrocos-17-03-2023

FP Futebol

Portugal e Espanha acordaram com Marrocos a apresentação de uma candidatura conjunta ao Campeonato do Mundo 2030, enquanto a Ucrânia, inicialmente o outro parceiro, ficou de fora.

Fernando Gomes e Luis Rubiales, presidentes da FPF e da RFEF, alcançaram o acordo com Fouzi Lekjaa, presidente da Federação Real Marroquina de Futebol, para formalizar a candidatura mais forte possível a nível social, desportivo, cultural e de infraestruturas.

Os presidentes das duas federações anunciaram esta decisão aos representantes das federações europeias na reunião da UEFA, organizada à margem do Congresso da FIFA, que se realizou, e foi recebida de forma muito positiva.

É uma candidatura histórica, já que pela primeira vez seria realizado um Mundial em dois continentes.

A união dos três países vizinhos contribuirá para reforçar os laços entre a Europa e África, bem como todo o Mediterrâneo, e inspirará milhares de jovens de ambos os continentes num projeto comum que tem como eixo fundamental o impacte que o futebol pode ter no desenvolvimento desportivo e social da região.

A participação da Ucrânia no projeto será clarificada em tempo oportuno devido à situação que o país atravessa, bem como do presidente da Federação Ucraniana de Futebol, Andriy Pavelko, que está atualmente suspenso das suas funções, de acordo com a infirmação veiculada pela FPF.

Federação que esclareceu que esta decisão não diminui o número de sedes que corresponderão a Espanha e Portugal em linha com o que foi comunicado nos meses anteriores.

A FPF e a RFEF agradecem aos governos de Portugal e Espanha o apoio que declararam a este projeto durante a Cimeira Ibérica.

A FRMF indicará em breve os seus representantes que se juntarão à comissão coordenadora do Mundial 2030, liderada por António Laranjo. A candidatura cumprirá os prazos previstos para a apresentação do seu caderno de encargos à FIFA.

 

© 5070 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.