Sexta-feira 29 de Março de 2024

Sporting de Braga atrasou FC Porto e Benfica e aumentou vantagem para dez pontos na Liga Bwin

2023_braga_porto 123

José Pedro Gonçalves / CN

Para além de o Benfica se ter isolado ainda mais e do FC Porto e Braga baixarem a “guarda”, a ronda 25ª (incompleta ainda porque o jogo Gil Vicente-Sporting foi adiado para dia 5 de abril), o Famalicão foi ganhar ao Boavista e o Casa Pia regressou aos triunfos.

Numa partida algo “nervosa” de princípio a fim – nenhuma das equipas pretendia perder e o Braga apenas tinha em mente a vitória – a verdade é que a partida seguiu relativamente equilibrada em termos de manobras (52/48% na posse de bola), se bem que os bracarenses tenham rematado muito mais (14-5) mas apenas 1-2 para a baliza, o que diz bem do “frenesim” que existiu ao longo do jogo.

2023_braga_porto 1

José Pedro Gonçalves / CN

Com várias oportunidades criadas por ambas as equipas, com maior predominância por parte dos donos da casa, foi líquido que o empate – ainda que não do agrado de ambas as equipas – acabou por ser o resultado mais justo, deixando as decisões acontecerem nas próximas nove jornadas, onde se fará o julgamento final.

O Casa Pia regressou às vitórias e confirmou as expectativas de que poderá ficar no meio da tabela, tendo vencido (2-0) o Marítimo, pese embora os madeirenses tivessem dominado o encontro em quase toda a linha (16-17 remates, dos quais 5-3 para a baliza, numa posse de bola de 39/61%) , ainda que sem saber terem encontrado o caminho para os golos, o que vale os pontos.

Wanderson (41 e 50’) resolveu a questão ao marcar os dois golos dos casapianos, que se mantém na 7ª posição, a par do Arouca.

2023_braga_porto 12

José Pedro Gonçalves / CN

 

No último jogo deste domingo, o Famalicão surpreendeu o Boavista no seu próprio campo (2-1), com golos apontados por Pajuelo e Dobre, respetivamente aos 57’ (grande penalidade) e 60’, nos três minutos fatais para os homens do Bessa, que obtiveram o golo de honra por Bozenick (72’).

A classificação, após esta 25ª ronda (com o Sporting e Gil Vicente a terem um jogo a menos), não sofreu – sem sofrerá alterações significativas – com o Benfica a somar 68 pontos, o FC Porto a ficar com 58 e o Braga a chegar aos 56. Segue-se o Sporting (50) que leva dez pontos de avanço do Guimarães, e que poderá ficar a três dos bracarenses se vencer o Gil Vicente no dia 5 de abril próximo.

Nos marcadores, João Mário (Benfica) voltou à liderança, com 17 golos, à frente do seu companheiro de equipa, Gonçalo Ramos (16), com Taremi (FC Porto) e Fran Navarro (Gil Vicente) logo a seguir, com 13 golos.

A próxima jornada (26ª) ainda não tem nem dias nem horas marcadas para os jogos que a compõem.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.