Domingo 28 de Abril de 2024

Tempo Muito Quente em Portugal continental no fim de semana

JCMyro / CN

JCMyro / CN

Num segundo comunicado emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera – IPMA, informa que a partir de dia 4 de agosto, as condições meteorológicas sobre o território do continente deverão alterar-se significativamente.

Com o anticiclone dos Açores a estender-se em crista sobre o Golfo da Biscaia e Mediterrâneo ocidental promovendo uma circulação do quadrante leste sobre a Península Ibérica que irá favorecer uma situação meteorológica de tempo quente e seco, com céu geralmente limpo.

Prevê-se assim uma subida generalizada dos valores da temperatura máxima para sábado, dia 5, sendo expectáveis valores de temperatura máxima acima de 30°C, com exceção de alguns locais no litoral onde os valores serão mais baixos, e entre 35 e 40°C nas regiões Centro e Sul.

Entre o dia 6 e o dia 9 a temperatura máxima deverá variar entre 35 e 40°C na maior parte do território, com exceção da faixa costeira ocidental, e podendo atingir pontualmente 44°C no interior.

As noites deverão ser quentes a partir do dia 5, com valores da temperatura mínima acima de 20°C a sul do Tejo e na Beira Baixa, estendendo-se nas noites seguintes para locais nas regiões Norte e Centro.Na cidade de Lisboa, prevê-se que no sábado a temperatura máxima se situe entre 37 e 38°C, e que durante domingo e segunda-feira possa atingir valores entre 39 e 41°C. A temperatura mínima irá variar entre 20 e 22°C.

Em Fátima, prevê-se que no sábado a temperatura máxima varie entre 34 e 36°C, devendo atingir valores entre 36 e 39°C no Domingo. A temperatura mínima irá variar entre 17 e 20°C no fim de semana.Prevê-se a persistência de tempo quente durante a próxima semana, embora com tendência de descida gradual da temperatura a partir do dia 8 de agosto nas regiões do litoral oeste.

O vento soprará fraco a moderado, predominando do quadrante leste, podendo soprar p or vezes forte nas terras altas durante a noite e manhã, e rodando temporariamente no litoral oeste para o quadrante norte durante a tarde.O IPMA já emitiu avisos meteorológicos de tempo quente para vários distritos do país, salientando-se o aviso de nível vermelho no distrito de Lisboa entre as 10:00 e as 18:00 UTC de domingo, dia 6. Estes avisos irão sofrer atualizações ao longo dos próximos dias, aconselhando-se o seu acompanhamento.Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/ http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/Para mais detalhes sobre o Perigo de Incêndio Rural consultar:https://www.ipma.pt/pt/riscoincendio/rcm.pt/Para mais detalhes sobre os cuidados a ter com a exposição solar:https://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.uv/index-iuv.jspPara recomendações à popula ção em situações de calor, consultar:https://www.dgs.pt/

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.