Segunda-feira 13 de Outubro de 2025

“O sofrimento tem de acabar – Finalmente a Paz?

acordo paz gaza 2025 out

DR

O secretário-geral da ONU, António Guterres, saúda o anúncio de um acordo para garantir um cessar-fogo e a libertação de reféns em Gaza, salienta ainda que “O sofrimento tem de acabar”.

O secretário-geral das Nações Unidas , acrescentou: “Apelo a todas as partes envolvidas para que cumpram integralmente os termos do acordo. Todos os reféns devem ser libertados de forma digna. É necessário garantir um cessar-fogo permanente. Os combates têm de cessar de uma vez por todas.”

Após o anúncio de um acordo para garantir um cessar-fogo e a libertação dos reféns em Gaza, o secretário-geral da ONU, António Guterres, enfatizou que o mundo jamais deve esquecer o insuportável custo humano deste conflito.

“Todos esperámos demasiado tempo por este momento. Agora temos de fazer com que valha realmente a pena.”

Também as autoridades portugueses já saudaram o acordo para Gaza, assim no site da Presidência o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa diz:

“O Presidente da República saúda a primeira fase do acordo obtida esta noite, no Egito, entre Israel e o Hamas, sobre o regresso de todos os reféns detidos pelo Hamas desde 7 de outubro de 2023, incluindo vários de nacionalidade portuguesa, e o estabelecimento de um cessar fogo em Gaza, permitindo o fim da destruição e das mortes de civis e a distribuição urgente de ajuda humanitária.

Como referira na nota de terça feira passada, este primeiro passo das negociações em curso, na sequência da iniciativa do Presidente Trump, e do acolhimento de todas as partes envolvidas, designadamente Estados Unidos da América, Israel, Autoridade Palestiniana, Egito, Qatar e Turquia, deverá poder conduzir a uma paz justa e duradoura assente na solução de dois Estados, Israel e Palestina, ambos reconhecidos por Portugal.”

Já no site do Governo de Portugal, pode ser lida uma nota que diz:

“O Primeiro-Ministro Luís Montenegro saudou a libertação dos reféns pelo Hamas programada para 13 de outubro próximo e felicitou o Presidente Donald Trump pelo acordo de paz para a faixa de Gaza.

“Saúdo a libertação dos reféns que todos esperávamos há mais de dois anos e a assinatura do acordo que a permite”, escreveu o Primeiro-Ministro na rede social X.

O chefe do Governo felicitou ainda o Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, “por este sucesso e por todo o empenho na obtenção da paz no Médio Oriente” e sublinha que, “com o cessar-fogo, renasce a esperança”.

Presentemente, 48 reféns israelitas (dos quais 20 já mortos) estão ainda sequestrados pelo grupo terrorista Hamas, na sequência do ataque de 7 de outubro de 2023.

O Presidente Donald Trump anunciou que Israel e o movimento terrorista aceitaram a “primeira fase” do seu plano de paz, que prevê a retirada parcial das tropas israelitas da Faixa de Gaza e a libertação dos reféns ainda vivos em troca de prisioneiros palestinianos.

O plano prosseguirá com o desmantelamento do Hamas e a instituição de um governo provisório de transição.”

 

© 2025 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.