Quarta-feira 15 de Outubro de 2025

Paralimpismo, Desporto para Pessoas com Deficiência e Inclusão no Panathlon de Lisboa

PanathlonLisboa-14-10-2025O Panathlon Clube de Lisboa promove, nesta quinta-feira, uma sessão subordinada ao tema ”Paralimpismo, Desporto Para Pessoas Com Deficiência e Inclusão”, que se efetua no Auditório do Comité Olímpico de Portugal, entre as 19h30 e as 21 horas, podendo ser acompanhado no youtube/panathlonlisboa.

O Panathlon Clube de Lisboa, desenvolve uma atividade regular de debate e reflexão sobre temas que sobressaem do momento desportivo, pelo seu impacto no Desporto e sua missão Ética e Social.

De fato, o Desporto é um dos espaços mais poderosos de transformação social. No contexto do paralimpismo, assume um papel ainda mais marcante: mostra como talento, dedicação e superação pessoal podem derrubar barreiras e abrir novos caminhos para a inclusão.

Este debate reúne quem, em diferentes papéis, têm sido protagonistas do movimento paralímpico português: atletas que competiram em Jogos Paralímpicos e campeonatos do mundo, treinadores responsáveis pela preparação de talentos de elite e dirigentes que trabalham na organização e desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiência.

Os oradores são:

Carla Cardoso - Treinadora paralímpica de Ivo Rocha, finalista dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e medalhado no Campeonato da Europa World Paraswimming (Dublin, 2018). Coordenadora técnica pedagógica e treinadora principal da equipa de natação Desporto Adaptado Feira Viva e Ex-Diretora Técnica de Natação da DSISO. Mestre em Ciências do Desporto e Treinadora de Grau II pela FPDD, trazendo uma visão técnica e inspiradora sobre os desafios e oportunidades do desporto adaptado.

Daniel Videira - Membro da Comissão Executiva do Comité Paralímpico de Portugal, nadador da Gesloures desde que iniciou a prática desportiva competitiva. Com paralisia cerebral e uma doença neuromuscular degenerativa associada, sendo classificado internacionalmente S6/SB5/SM6. No Campeonato do Mundo WPS Londres 2019 classificou-se na 6.ª posição nos 400 livres. Nos Jogos Paralímpicos, Tóquio 2020 foi 6.º classificado nos 400 metros livres S6. Em Paris 2024, terminou a final dos 100 metros costas S6 na oitava posição. Presidente da Comissão de Atletas Paralímpico 2023-2025, medalha de ouro da Federação Portuguesa de Natação.

Luís Gestas - Presidente da ANDDVIS - Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Visual e integra Rules Advisory Group da Internacional Blind Sports Federation. Representa da FPDD no painel de debate.

Mário Trindade - atleta paralímpico português de 100 e 400 metros detentor do Guinness World Records pela maior distância percorrida em cadeira de rodas em 24 horas (183,4 km). Depois da sua carreira paralímpica, progride com sucesso carreira de Ténis em Cadeira de Rodas, com várias posições de destaque tendo atingido a 35ª posição no ranking mundial do ténis em cadeira de rodas na sua categoria de competição (Quad) posição que lhe permitirá integrar a comitiva dos Jogos Paralímpicos de 2028.

A moderação está a cargo de Edite Dias - Jornalista do jornal A Bola.

O objetivo é procurar discutir temas centrais como os desafios do treino e da competição de alto rendimento, as condições para ampliar a base de atletas, o reconhecimento público e mediático do paralimpismo, o papel das organizações na promoção da inclusão, e a visão para o futuro do movimento paralímpico em Portugal.

Mais do que um momento de partilha de experiências, esta será uma oportunidade de pensar em conjunto o presente e o futuro do desporto inclusivo, refletindo sobre o que já foi conquistado e sobre os passos necessários para garantir que cada vez mais pessoas com deficiência tenham acesso ao desporto, seja a nível recreativo ou de competição internacional.

 

© 2025 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.