Com um passeio que podia ter contornos mais elevados, em termos numéricos, o Sporting esteve a nível superior em relação aos últimos jogos, especialmente no que se refere à criação de oportunidades que, aproveitadas, dariam uma goleada, no mínimo, estonteante.
Não foi preciso ir tão longe para conseguir os três pontos, afinal o objetivo prioritário, mas é preciso que a concentração tenha um foco bem definido e aferido para a baliza, para evitar eventuais “arrepios” ou “tropeções” que podem fazer cair um ou outro sonho.
Luis Suárez (18’) abriu o ativo – depois de os homens de Tondela terem “assustado” Rui Silva com a bola a bater no poste – no que foi o único golo no primeiro tempo entre uma mão cheia de jogadas de “baliza aberta” que, certo modo, terá levado Rui Borges a um “abanão” no balneário.
Isto porque (59’), dando vazão ao caudal atacante, Pedro Gonçalves chegou ao 2-0, depois de tirar dois adversários do caminho e rematar pela certa, para Quenda, finalmente, chegar ao 3-0 (90+2’), para reforçar a posição de campeão, candidato ao “tri”!
O domínio leonino foi flagrante, como registam as estatísticas: 25-8 remates, dos quais 15-2 para a baliza, numa posse de bola de 67/33%. Que desperdício!
Nos outros jogos deste domingo, o Famalicão continua entre os seis primeiros, a marcar a diferença, tendo batido (2-0) o Vitória de Guimarães – que continua uns furos abaixo do padrão habitual – tendo os golos sido marcados por Amorim (41’) e Vinicios (90+8’), numa partida em que os famalicenses foram superiores nos remates: 15-13 dos quais 10-3 para a baliza, mas os vimaranenses tiveram mais posse de bola (51/49%).
No Estoril-Nacional registou-se um empate (1-1), com golos de Begraoui (60’, de grande penalidade), depois de Zé Vítor ter aberto (37’) o marcador para os visitantes,
Os rapazes da linha do Estoril estiveram em vantagem nos remates (11-9, dos quais 3-3 para a baliza), assumindo uma vantagem territorial de 58/42%.
A finalizar o dia, o Sporting de Braga brindou o Casa Pia com uma goleada (4-0), com golos obtidos por Ricardo Horta (5’), Lagerbielke (8’), Dorgeles (48’) e Zalazar (57’, de grande penalidade).
Para fechar a 9ª jornada da Liga Betclic, o Moreirense recebe (20h15) o FC Porto que, por certo, jogará para ganhar e manter a liderança isolada. O que mais logo se verá.
